EUA renovam tensão nuclear

Depois do embuste norte-americano sobre as armas de destruição em massa no Iraque - com as consequências para o povo iraquiano e os povos vizinhos que estão patentes aos olhos do mundo -, e as ameaças constantes ao Irão a respeito do programa de produção de energia nuclear em curso no país, os EUA renovaram a tensão no Médio Oriente ao acusarem a Síria de ter tentado montar um complexo que lhe permitiria construir a bomba atómica.
As acusações foram feitas pela CIA, quinta-feira da semana passada, perante o Congresso norte-americano, recorrendo a alegadas fotos, documentos e um vídeo das instalações. A agência sustentou ainda que a Coreia do Norte era o principal parceiro da Síria e que foi o bombardeamento israelita, em Setembro de 2007, que impediu o desenvolvimento da suposta estrutura.

Contestação imediata

Em resposta, a Síria negou todas as acusações da Casa Branca e classificou-as de «campanha de difamação lançada pelo governo Bush» com o intuito de desestabilizar a região, justificar o ataque de Israel contra um país soberano e procurar ganhar vantagem por via da pressão nas negociações em curso com a RPD da Coreia.
Quem também não gostou nada das acusações dos serviços secretos dos EUA foi o director da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Mohamed el-Baradei.
El-Baradei considerou uma falta de respeito pelas responsabilidades da AIEA em relação ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear, o facto de, quer Washington, quer Telavive, não terem comunicado ao organismo da ONU as «informações» apuradas.


Mais artigos de: Internacional

Cuba aumenta reformas e pensões

O governo cubano decidiu aumentar significativamente as reformas e pensões, decisão que traduz a orientação aprovada recentemente de elevar os rendimentos dos trabalhadores, reformados e pensionistas, sobretudo os que apresentam mais baixos recursos.

Milhares contra a impunidade

Decorreu no passado fim de semana, no Uruguai, uma jornada nacional de recolha de assinaturas e sensibilização da população para a exigência de um referendo revogatório da Lei da Impunidade. A norma impede que os partidários da ditadura que governou o país entre 1973 e 1985 sejam levados perante a justiça e punidos pelos...

Terrorismo mediático

Recentemente, numa das principais zonas de Caracas, separados por dois ou três quarteirões, decorreram dois encontros internacionais completamente antagónicos. Num hotel conotado com os grupos golpistas de 2002 reuniu-se a Sociedade Inter-americana de Imprensa (SIP). Numa instituição cultural, o I Encontro Internacional...