Quénia

Protestos continuam

Apoiantes do presidente queniano Mwai Kibaki envolveram-se, terça-feira, em confrontos com a polícia nas ruas da capital, Nairobi. Os manifestantes exigiam o reconhecimento de Kibaki como vencedor das presidenciais do passado mês de Dezembro.
Posição contrária mantêm os apoiantes do Movimento Democrático Laranja (MDL), de Raila Odinga, que continuam a acusar Kibaki de fraude eleitoral e exigem um novo sufrágio.
Odinga anunciou, entretanto, que aceita dialogar sob mediação do ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. O líder da oposição acrescentou ainda que o MDL vai mesmo levar por diante um boicote às empresas nacionais e estrangeiras vinculadas com o executivo queniano, cada vez mais pressionado depois de alguns parlamentares britânicos anunciarem a intenção de expulsar o país da Commonwelth.
A violência pós-eleitoral no Quénia já provocou a morte de cerca de 700 pessoas, e deixou mais de 250 mil desalojadas.


Mais artigos de: Internacional

Médio Oriente longe da paz

Gaza enfrenta a pior crise humanitária dos últimos meses. Apesar dos protestos e da instabilidade na região, Israel e os EUA mantêm a violência.

Cubanos reforçam Poder Popular

Milhões de cubanos elegeram, domingo, os seus representantes no parlamento nacional e nos órgãos provinciais, culminando meses de um processo de debate e escolha.

Milhares contra a fraude

Milhares de pessoas manifestaram-se, domingo, contra a tomada de posse de Mikhail Saakachvili para um segundo mandato como presidente da Geórgia, suspeito de falsificar os resultados no sufrágio de 5 de Janeiro.Mais de 100 mil georgianos responderam ao apelo da Oposição Unida da Geórgia e concentraram-se nos arredores da...

Segunda volta em Fevereiro

Tomislav Nikolic e Boris Tadic vão disputar a segunda volta das presidenciais sérvias no próximo mês. Nenhum dos dois conseguiu garantir a maioria dos votos nas eleições realizadas este domingo.De acordo com dados oficiais, o candidato do Partido Radical Sérvio, Nikolic, obteve 39 por cento dos votos, enquanto que o...

América Latina em notas

1. Apesar de todos os esforços em sentido contrário por parte do presidente da Colômbia – aluno obediente de Bush –, Hugo Chávez conseguiu uma importante vitória de dimensão internacional com a libertação da Consuelo González e de Clara Rojas, retidas pelas FARC desde há alguns anos. A acção humanitária deu-se a 10 de...