Ilegalidades em Lisboa

Sindicância dá razão ao PCP

Os comunistas de Lisboa defendem que os autarcas em funções na altura das alegadas ilegalidades no Urbanismo apontadas pela sindicância aos serviços municipais da capital devem ser responsabilizados «política, administrativa e criminalmente».

Casos de ilegalidade e suspeita de corrupção

Em comunicado, a Direcção da Organização da Cidade de Lisboa do PCP sublinha que «os responsáveis eleitos com competências delegadas nos anos em análise [pela sindicância aos serviços do Urbanismo] devem ser política, administrativa e criminalmente responsabilizados pelas ocorrências relatadas e apreciadas de forma bem negativa pela procuradora sindicante [Elisabete Matos, nomeada pelo Procurador-Geral da República]».
Para os comunistas, o relatório da sindicância aos serviços municipais de Urbanismo e Planeamento «dá razão ao PCP e condena gravemente os seis anos de gestão PSD», em que a Câmara foi liderada por Pedro Santana Lopes e Carmona Rodrigues, «com o apoio fundamental do PS».
Na sequência do relatório da sindicância, conhecido no final da semana passada, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), anunciou a exoneração dos dois directores do Departamento de Gestão Urbanística e dos quatro chefes de divisão sob a sua dependência.
No comunicado, os comunistas apelam à maioria PS na autarquia lisboeta que «suspenda de imediato todos os processos referidos pela sindicância como passíveis de nulidade».
Entre estes casos estão projectos viabilizados ao abrigo de alterações ao Plano Director Municipal (PDM) em regime simplificado, como as construções previstas no âmbito do Alcântara XXI, as torres do arquitecto Norman Foster, no aterro da Boavista, e o projecto de Renzo Piano para Braço de Prata.
As intervenções previstas no Vale de Santo António e em Olaias são igualmente susceptíveis de «nulidade», de acordo com a sindicância.
Nestes casos, a magistrada «deu razão ao PCP em todos os processos que o partido lhe endereçou». «Muitas destas decisões postas em causa pela sindicância foram aprovadas ou viabilizadas pelos eleitos do PS na Câmara de Lisboa. Lamentavelmente, já neste mandato estão a ser tomadas decisões do mesmo cariz, agora com a responsabilidade directa e activa do PS e do BE/vereador José Sá Fernandes, de que são exemplos o projecto da EDP para a Boavista, que já aprovaram, e preparam-se para aprovar o “mamarracho” previsto para o gaveto da Rua Alexandre Herculano com a Rua do Salitre», disse.
O PCP considera ainda «indispensável» que se «investiguem até ao limite todos os casos de ilegalidade e suspeita de corrupção».


Mais artigos de: Nacional

Sines aposta no desenvolvimento

O município de Sines vai investir 20 milhões de euros nos próximos quatro anos em projectos para o concelho, como um complexo desportivo, a qualificação da marginal e a ligação da cidade à frente marítima.

Agricultores exigem respostas

Aproveitando a visita do ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) a vários locais do Norte e do Nordeste transmontano, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) interrogou Jaime Silva acerca da recém aprovada reforma da Organização Comum de Mercado (OMC) do Vinho. «Como pensa o ministro...

Melhorar a vida das populações

A conclusão da primeira fase do Metro Sul do Tejo, o arranque dos projectos Almada Nascente e o Plano Estratégico de Turismo são as principais apostas da Câmara de Almada para o ano de 2008.De acordo com a proposta apresentada este mês pela presidente da autarquia, os cerca de 87 milhões de euros do orçamento para o...

Barreiro mais perto do futuro

O presidente da Câmara do Barreiro considerou, quinta-feira, que a decisão de construir a nova ponte rodo-ferroviária entre Barreiro e Chelas vai ser importante para o desenvolvimento de Lisboa com uma cidade-região de duas margens.«Esta decisão insere-se numa estratégia que temos vindo a defender, e nisso é coincidente...

A luta vai continuar!

O Movimento de Utentes da Carris entregou, quinta-feira, no Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sete milhares de assinaturas contra a reestruturação da Rede 7. Hoje, às 15h30, os abaixo-assinados vão ser entregues ao presidente da Câmara de Lisboa.«Com o apoio do Governo, a Carris impôs a tudo e...

Saúde em crise em Odivelas

Por iniciativa da CDU de Odivelas, realizou-se, dia 10 de Janeiro, uma Assembleia de Freguesia extraordinária para discussão do estado da saúde na região. Ali foi aprovada, por maioria, uma moção contra o aumento das taxas moderadoras e uma saudação, votada da mesma forma, de apoio «ao surgimento de movimentos de...

CNA protesta em todo o País

Com o objectivo de chamar a atenção dos órgãos de soberania e da opinião pública para os problemas dos agricultores, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) está a realizar, até ao dia 21 de Janeiro, uma «Jornada Descentralizada de Reclamação em Defesa da Agricultura e do Movimento Associativo Agrícola». Para hoje...

Homenagear a liberdade

O Núcleo da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) de Castelo Branco vai realizar, sábado, às 20h00, no restaurante «Sentado em Pé», um jantar de homenagem a Joaquim Roque Barata, destacado lutador pela liberdade e pela democracia.