Centro de Saúde de Corroios

Construa-se!

A construção do Centro de Saúde de Corroios, promessa antiga e há muito assumida como uma prioridade por sucessivos governos, voltou a ser exigida no Parlamento pela bancada do PCP. A questão foi objecto de recente debate em plenário suscitado por uma petição subscrita por cidadãos que responderam ao apelo da Comissão de Utentes da Saúde da Freguesia de Corroios.
O deputado comunista Bruno Dias, expressando a solidariedade da sua bancada para com a luta das populações, lembrou nesse debate que são 18 mil os utentes que não têm médico de família, só naquela freguesia, enquanto que no concelho do Seixal a falta de médicos e enfermeiros atinge cerca de 50 mil utentes, realidade esta que se estende de um modo geral a todo o distrito de Setúbal.
O Ministro dos Assuntos Parlamentares reconheceu a sua necessidade, garantindo na ocasião que é desta que o processo de construção da extensão do Centro de Saúde de Corroios – Vale Milhaços vai para a frente.
Mas o caso do Centro de Saúde de Corroios é ainda revelador do que têm sido as opções dos vários governos: depois de várias vezes inscrito em PIDDAC, com a execução sempre adiada, foi retirado daquele programa em 2007.
Recordado por Bruno Dias foi ainda o facto de o PCP ter proposto a sua inclusão no PIDDAC de 2007, ao que o PS se opôs, votando contra.
Por isso, para os comunistas, o que importa agora é que o Governo passe das palavras aos actos e, respondendo às exigências e à luta das populações, proceda à sua construção e inverta esta política de desmantelamento do SNS.
Tanto mais que, como referiu Bruno Dias, o último «presente» do Governo foi, em Julho deste ano, pela calada da noite, o encerramento, com um aviso afixado na véspera, do SAP.


Mais artigos de: Assembleia da República

Garantir direitos e apoios

Cabe ao Estado garantir a todos os estudantes estagiários apoio financeiro para o suporte das despesas de deslocação, alimentação e, se for o caso, alojamento, durante o período de estágio curricular ou profissionalizante.

Mais um negócio ruinoso?

Persiste uma densa névoa sobre os termos em que o Governo negociou com a Eurozinc as Pirites Alentejanas.

Ministra deve explicações

O Grupo Parlamentar do PCP requereu a presença da Ministra da Educação na Assembleia da República para prestar esclarecimentos sobre a situação no sector. Esta decisão da bancada comunista surge face ao que considera ser o agravar e avolumar dos problemas na área da educação.No texto dirigido ao presidente da Comissão...

Estatísticas ao jeito do Governo

O PCP acusou o Governo de pretender governamentalizar o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em causa está o diploma governamental sobre os princípios, normas e estrutura do Sistema Estatístico Nacional (SEN), o qual, na perspectiva do Grupo comunista, longe de reforçar a independência do nosso sistema estatístico...

Defender a saúde das populações

O PCP quer ouvir no Parlamento o Ministro do Ambiente e o presidente da REN sobre os critérios que suportam as opções adoptadas nos traçados de novas linhas de alta e muito alta tensão.Com esta audição, cujo pedido com carácter de urgência foi formalizado na passada semana pelos deputados José Soeiro e António Filipe em...

Administração gera instabilidade

«Pura chantagem sobre os trabalhadores», assim classifica o deputado comunista Agostinho Lopes a atitude adoptada pela empresa FEHST, Braga, desde o passado mês de Julho.De acordo com informações chegadas ao seu conhecimento, instalou-se nos últimos meses um clima de instabilidade naquela empresa do Complexo Grundig,...

A população tem razão!

A Comissão Concelhia de Silves do PCP está solidária com a luta das populações contra o traçado decidido para as linhas de Alta Tensão.Para além de não estarem ainda provadas as consequências para a saúde pública que daqui poderão resultar – aliás, há já quase cinco meses o Grupo Parlamentar do PCP chamou a atenção para...