Agrovouga abre com protesto

Agricultores manifestam-se em Aveiro

Mais de meia centena de tractores percorreram, dia 17 de Outubro, as estradas do distrito de Aveiro, num protesto que culminou numa concentração de centenas de agricultores junto ao parque de exposições de Aveiro, local onde abriu ao público o certame agricola.

Chamar a atenção para as dificuldades dos agricultores

Esta manifestação - organizada pela Associação de Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA), estrutura filiada da Confederação Nacional de Agricultores (CNA) – teve como objectivo chamar a atenção para as dificuldades extremas que os agricultores e o mundo rural atravessam.
Na ocasião, os agricultores chamaram ainda a atenção para o desaparecimento, entre 1999 e 2005, de 92 mil explorações agricolas. A Beira-Litoral foi a segunda região do país a perder mais explorações deste tipo, 16560.
Em nota de imprensa, a ALDA considera prioritário proporcionar à agricultura nacional o escoamento de produtos a melhores preços e exige um controlo mais efectivo das importações, defende a redução das contribuições mensais dos agricultores para a segurança social, a reposição da ajuda à electricidade verde e o aumento do subsídio para o gasóleo agricola, o fim da contribuição audovisual para o sector, a diminuição dos custos de produção, o aumento da quota de produção de leite nacional, tendo em conta a falta de leite e a salvaguarda das explorações leiteiras.
Reclama ainda «ajuda governamental para que exista apoio técnico aos produtores pecuários, financiamento para a realização das obras necessárias, no âmbito do processo de licenciamento das explorações, que se alterem as propostas gravosas da OCM das frutas e legumes, que caso sejam postas em práticas colocarão em causa o futuro deste sector».
Tendo em conta a produção reconhecidamente de qualidade do vinho na região, a ALDA considera também indispensavél «a não aprovação da OCM para este sector, o fim do arranque da vinha e da não permissão de plantio».


Mais artigos de: Nacional

Governo discrimina deficientes

Os participantes no 9.º Congresso Nacional de Deficientes, que se realizou sábado, na Moita, acusaram o Governo de ter desencadeado «o mais violente ataque aos direitos sociais e económicos», duramente conquistados com a Revolução de Abril. Foi ainda aprovada a nova constituição dos órgãos sociais da CNOD.

Caos financeiro em Gaia

A CDU de Gaia vai realizar, dia 3 de Novembro, um Encontro Autárquico Concelhio para denunciar o agravamento da situação social do concelho.

«Falta de respeito» pela população de Alcochete

O presidente da Câmara de Alcochete, Luís Franco, acusou os vereadores do PS de «desleixo e falta de respeito» pelos cidadãos depois de os três eleitos terem faltado à última reunião da autarquia.O caso aconteceu na reunião de Câmara, de dia 17 de Outubro, quando os vereadores sem pelouro do PS, José Inocêncio, Arnaldo...

Túnel do Rossio só vai abrir a 16 de Fevereiro

O túnel ferroviário do Rossio, encerrado há três anos por falta de segurança, vai reabrir dia 16 de Fevereiro. O prazo inicialmente agendado para a conclusão das obras era Julho de 2006, data posteriormente adiada para Agosto. Esta infra-estrutura foi encerrada pela Refer em Outubro de 2004 e as obras de recuperação...

Por um ensino público, gratuito e de qualidade

Quinta-feira foi dia de luta contra as políticas do Governo. Em Lisboa, a par da grandiosa manifestação convocada pela CGTP-IN, que juntou mais de 200 mil trabalhadores, mais de uma centena de estudantes protestaram contra a destruição do ensino superior público. «Por uma educação pública, gratuita e de qualidade», «A...