A Festa derrota mais uma vez os seus inimigos Confiança! Confiantes neste nosso Partido que, deitando por terra todos os vaticínios do fim ou do definhamento, avançados pelos profetas da desgraça, se reforça, alarga a sua influência, se afirma como força necessária e indispensável aos trabalhadores, ao povo e à democracia, como força política de futuro. Que bela prova provada temos. Tanto na construção como na participação dos jovens na Festa do Avante!. (Do discurso de Jerónimo de Sousa na abertura da Festa) A Festa derrota mais uma vez os seus inimigos Confiança! Confiantes neste nosso Partido que, deitando por terra todos os vaticínios do fim ou do definhamento, avançados pelos profetas da desgraça, se reforça, alarga a sua influência, se afirma como força necessária e indispensável aos trabalhadores, ao povo e à democracia, como força política de futuro. Que bela prova provada temos. Tanto na construção como na participação dos jovens na Festa do Avante!. (Do discurso de Jerónimo de Sousa na abertura da Festa)
Cultura As artes todas Espectáculos centrais, no Palco 25 de Abril, no Auditório 1.º de Maio e actuações outros palcos, deram o som. O Desporto, a Ciência, os Livros e a Bienal de Artes Plásticas, mostraram a cultura e a liberdade que queremos.
Revolução de Outubro O 90.º aniversário Raiz primeira de todo o movimento comunista internacional, a Revolução Socialista de Outubro de 1917, na Rússia, comemorou-se por toda a Festa.
O Partido e a luta Debates e exposições Para além do comício final, as luta travadas e a travar por uma política de esquerda, marcaram as exposições centrais e regionais e deram lugar a dezenas de debates