Reino Unido

Endividamento ultrapassa PIB

O valor total das dívidas contraídas pelos britânicos (hipotecas, empréstimos e cartões de crédito) deverá ultrapassar este ano o montante do Produto Interno Bruto (riqueza gerada anualmente pelo conjunto da economia).
De acordo com um estudo da empresa de consultores Grant Thornton, divulgado na semana passada, o endividamento pessoal atingiu, no mês de Junho, os 1.350 milhares de milhões de libras (1 990 milhares de milhões de euros), calculando-se que o PIB se situe este ano nos 1330 milhares de milhões de euros.
Os mais de 60 milhões de britânicos devem em média 22 mil libras (32 500 euros), o que equivale a uma dívida de 88 mil libras (130 mil euros) para uma família com um agregado de quatro pessoas.
Segundo a agência EFE, cerca de 84 por cento dessa dívida foi contraída para a compra de habitação, enquanto outros nove por cento foram gastos com cartão de crédito e apenas sete por cento resulta de empréstimos pessoais.
O crescimento do endividamento foi incentivado pela manutenção das taxas de juro em níveis historicamente baixos. Todavia, esse período acabou após cinco subidas da taxa de referência, nos últimos 12 meses, elevando-a para os 5,75 por cento.
Os autores do estudo assinalam que «felizmente a maior parte da dívida tem garantias e poderá ser devolvida ao fim de alguns anos. De contrário, estaríamos na bancarrota». Ainda assim, «não são raras as pessoas que têm dívidas sem garantias até 50 mil libras (75 mil euros) acumuladas em quatro ou cinco cartões de crédito».
Por outro lado, os mesmos especialistas reconhecem que boa parte do crescimento da economia do Reino Unido foi obtida graças aos altos níveis de consumo que se apoiam nos cartões de crédito.


Mais artigos de: Europa

Tolerância cúmplice

Face à escalada de crimes graves de cariz racista, os sociais-democratas alemães voltam a insistir na necessidade de ilegalizar o Partido Nacional Democrático (NPD), principal formação neonazi no país.

Divisões agravadas

O líder dos democratas-cristãos flamengos (CDV), Yves Leterme, a força mais votada nas legislativas de 10 de Junho, na Bélgica, suspendeu as consultas entre os principais partidos com vista à formação de um governo de coligação.

Batasuna repudia estratégia de «criminalização»

O Batasuna acusou os estados espanhol e francês de seguirem uma estratégia concertada para «criminalizar» a actividade política da esquerda independentista basca.Joseba Alvarez, responsável pelas relações internacionais do Batasuna, interpretou deste modo a recente detenção de Giuliano Cavaterra, representante do partido...

Chantagem na <em>Ryanair</em>

A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair ameaçou, dia 22, suspender os seus voos a partir do aeroporto belga de Charleroi (Bruxelas sul) caso não lhe sejam dadas garantias de que a sua actividade não voltará a ser perturbada por movimentos grevistas.A empresa dirigiu este aviso às autoridades da região da...

Dois exemplos

No ano em que se assinalam os 50 anos sobre o início dos processos de descolonização dos países africanos sub-saharianos, realizou-se a 9ª Cimeira da União Africana, que decorreu em Accra (Gana) e na qual o presidente da Comissão Europeia interveio. Durão Barroso reiterou as grandes linhas da estratégia da UE para...