Exigida demissão em Marco de Canaveses

A Comissão Concelhia do PCP exigiu anteontem a demissão da Câmara Municipal, de maioria CDS-PP, e a realização de eleições antecipadas, depois do executivo presidido por Avelino Ferreira Torres ter reconhecido existir uma situação de ruptura financeira. As dívidas a fornecedores e à banca ultrapassam os 46 milhões de euros.
«Gastaram-se milhões não se sabe bem em quê, fundamentalmente em anos de eleições, e foi sempre adiada a realização de infraestruturas básicas de abastecimento de água e saneamento, sendo actualmente a sua cobertura no concelho das mais baixas do País», acusam os comunistas, recordando que o Partido, ao longo dos últimos 20 anos, alertou a população para «o populismo demagógico, a incompetência e a pouca transparência» que caracterizaram os executivos de Ferreira Torres e do CDS, sozinhos ou em aliança com o PSD.
Depois dos brutais aumentos dos tarifários da água, do saneamento e da recolha do lixo, depois do lançamento de uma derrama de 10 por cento sobre a colecta dos contribuintes, conhecida a intenção de alienar património municipal e privatizar serviços, com esta dívida a actividade da Câmara ficará praticamente paralisada por 15 ou 20 anos, situação que retira credibilidade para a continuação em funções do actual executivo, afirma o PCP.


Mais artigos de: PCP

Razões falsas da guerra ilegítima

Quatro meses depois do início da agressão ao Iraque, o secretário-geral do PCP lembra as justificações dadas pelo Governo para «atrelar o País a uma guerra ilegítima».

Governo esquece promessas

O secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, visitou, no dia 16 de Julho, a Casa do Douro e a Região Vitivinícola do Douro. Acompanhado de Agostinho Lopes, da Comissão Política, e do deputado Lino de Carvalho, Carlos Carvalhas esteve na Adega Cooperativa de Lamego e na Adega Cooperativa de Murça, encontrou-se com os...

Decisão é «auto-afastamento»

Reagindo às declarações feitas por Carlos Brito à comunicação social, o Gabinete de Imprensa do PCP emitiu um comentário, no passado dia 19, que publicamos na íntegra:«Descontando os artifícios de forma, a verdade é que a atitude agora anunciada por Carlos Brito corresponde, de facto, a uma decisão de auto-afastamento da...

PSP deve manter-se

A decisão do Governo de retirar a PSP de diversas cidades, substituindo-a pela GNR, está a provocar os protestos das populações afectadas. O PCP também contesta.

Atentado à qualidade de vida

A Comissão Concelhia de Idanha-a-Nova do PCP promoveu, no passado fim-de-semana, a distribuição de um documento exigindo a manutenção do posto dos Correios de Monsanto. Para o PCP, o ataque aos serviços públicos é um atentado aos direitos e qualidade de vida das populações, sobretudo às residentes no interior. Os...

Faltam profissionais de saúde

Só o aumento do número de vagas nos cursos de Medicina e Enfermagem pode resolver a grave situação dos recursos humanos no sector da saúde, afirma o PCP.