Conferência sobre Georgi Dimitrov

No âmbito das comemorações dos 125 anos do nascimento do destacado revolucionário comunista Georgi Dimitrov, realizou-se no passado dia 8 de Junho, em Sófia, Bulgária, uma Conferência Internacional subordinada ao tema «Georgi Dimitrov e o Tempo Presente».
A iniciativa contou com a participação de cerca de três dezenas de representantes de várias organizações estrangeiras, de veteranos resistentes ao fascismo, associações de antifascistas, representações de embaixadas, partidos comunistas, progressistas e outros.
Salientando a importância do exemplo de Dimitrov como revolucionário e comprovando a actualidade das suas contribuições político-ideológicas, a Conferência apontou a urgência de desenvolver a solidariedade internacionalista, a procura de espaços de unidade de sectores democráticos em defesa das liberdades e contra o imperialismo e a sua guerra. O PCP, representado por Filipe Andrade, da Direcção de Organização Regional de Leiria, interveio na Conferência, com um contributo sobre o tema em discussão.


Mais artigos de: Internacional

Palestina dividida

Mahmoud Abbas dissolveu o governo de unidade nacional que juntava à mesma mesa Hamas, Fatah e outras facções palestinianas. A medida surge na sequência da tomada de Gaza por milícias do Hamas.

Centenas de vítimas entre os civis

As tropas norte-americanas e da NATO lançaram violentas ofensivas contra a resistência no Iraque e no Afeganistão. Teme-se que centenas de civis estejam entre as vítimas.

FRETILIN rejeita ingerência

Francisco Guterres «Lu Olo», presidente do parlamento de Díli, e Mari Alkatiri, ex-primeiro-ministro e secretário-geral da FRETILIN, acusaram a Austrália de «ingerência» nas questões internas timorenses, isto quando faltam poucos dias para as eleições legislativas no território.Em causa estão as declarações do ministro...

Dividir para reinar

O princípio milenar de guerra "Divide et regna" – dividir para reinar – usado por Filipe II da Macedónia ou pelo império Romano, continua a ser usado pelo imperialismo. Ao colocar facções de uma população em guerra entre sí não só a ocupação e exploração dos territórios e seus povos fica facilitada, como se...