Itália

Direita falha «teste»

As eleições locais parciais realizadas, domingo e segunda-feira, em Itália, traduziram-se num avanço para o centro-direita de Berlusconi, que conquistou vários municípios centro-esquerda, embora, de acordo com os resultados provisórios, o governo de Prodi tenha controlado os danos e escapado a uma estrondosa derrota que poderia ser fatal para a coligação.
Para além de Verona, a direita conquistou Alessandria, Monza e Asti entre outros municípios de maior relevo.
Por outro lado, o centro-esquerda manteve a importante cidade de Génova (620 mil habitantes), obtendo subidas eleitorais em Parma e Taranto. Na Sicília, o centro esquerda acabou com o domínio da direita na ilha, conseguindo uma vitória inédita e inesperada na cidade de Agrigento.
Mais de 10 milhões de italianos foram chamados a participar no sufrágio para sete parlamentos provinciais e 856 municípios, entre os quais os de 26 capitais de província, num universo de cerca de oito mil concelhos e 104 regiões.
A taxa de participação elevou-se a 73,9 por cento nas eleições municipais e a 58 por cento nas eleições provinciais.
Na semana passada, Silvio Berlusconi tinha avisado que «em caso de grande derrota da esquerda (...) pediremos com força eleições» legislativas antecipadas. Esse objectivo da direita ter-se-á gorado.


Mais artigos de: Europa

Empate ao centro

Os dois maiores partidos que se têm sucedido no poder em Espanha, nas últimas três décadas, reivindicaram para si a vitória nas eleições municipais e regionais parciais realizadas no domingo, 27.

Conservadores comandam

O actual primeiro-ministro da Irlanda, Bertie Ahern, prepara-se para iniciar o seu terceiro mandato consecutivo após a vitória nas legislativas, realizadas em 24 de Maio.

Blair reforça poderes da polícia

Antes de abandonar o governo em 27 de Junho, o actual primeiro-ministro britânico faz questão de aprovar uma nova lei «antiterrorista» que deixaria mãos livres à polícia para proceder a todo o tipo de abusos contra os direitos civis de cidadãos nacionais e estrangeiros.Num artigo publicado no domingo último no Sunday...

Alemanha reduz fiscalidade às empresas

Meio ano após ter aumentado em três por cento a taxa de IVA (de 16 para 19%), que agravou a vida de toda a população, o governo alemão fez aprovar, na sexta-feira, 25, no Bundestag (câmara baixa do parlamento) uma reforma fiscal que reduz substancialmente os impostos às empresas.O texto, que deverá ainda ser aprovado...

Manifestação reprimida

Uma manifestação com cerca de quatro mil activistas antiglobalização, segunda-feira, 28, nas ruas de Hamburgo, na Alemanha, terminou em confrontos com agentes policiais, que rodearam o desfile com uma forte escolta.Os organizadores acabaram por declarar a manifestação terminada sem concluir o percurso previsto,...

Descaradas confissões

Eis que, depois de Sarkozy ter assegurado aos franceses que o projecto de «constituição europeia» estava posto de lado, Alain Lamassoure, apresentado como seu «conselheiro para os assuntos europeus», veio esclarecer o que tal afirmação afinal significa. Apesar da sua extensão, vale a pena transcrever alguns dos excertos...