Em Vila Real de Santo António

Afronta à democracia

Em Vila Real de Santo António as comemorações do Dia da Cidade são pretexto para fazer a apolopgia e a propaganda do fascismo. Esta atitude do município local sob a responsabilidade do PSD foi repudiada pela concelhia do PCP, que vê nela uma afronta e uma provocação ao espírito democrático do povo do concelho.
Em causa está a presença no cortejo histórico comemorativo do Dia da Cidade de Vila Real de Santo António, realizado domingo passado, 13, de um «quadro» alusivo ao século XX onde aparece uma sala de aula, com o respectivo quadro de ardósia encimado pelas fotos de Tomaz e Salazar.
O problema é que o referido «quadro» surge sem qualquer referência crítica ao carácter opressor e sanguinário do regime fascista, aparecendo, por conseguinte, por omissão e de facto, como uma forma de propaganda ao regime derrubado pela Revolução do 25 de Abril.
Na nota de imprensa, sob o título «Câmara PSD tem saudades de Salazar e do fascismo?», aquela estrutura concelhia do PCP expressa ainda a sua solidariedade com os democratas e o povo que, na ocasião, exercendo o seu direito à indignação, manifestaram a sua oposição à exibição do «quadro salazarento», inserida «objectivamente numa preocupante operação de branqueamento do fascismo, dos seus crimes e autores».
Solidariedade que os comunistas algarvios tornam extensiva a todos aqueles que, por indicação de responsáveis da Câmara Municipal, foram instados a identificar-se pela PSP, pelo simples facto de estarem a exercer um direito cívico e em defesa do regime democrático.


Mais artigos de: PCP

Portugal fora do Afeganistão!

O PCP reagiu, anteontem, ao anúncio da participação do contingente português que se encontra no Afeganistão em operações ofensivas naquele país. Em nota do seu gabinete de imprensa, o PCP considera que se está perante um «acontecimento de grande gravidade que vem confirmar as razões que levaram o PCP a opor-se ao envio...

Continuar a crescer

Realizou-se, no passado dia 4, a 5.ª Assembleia da Organização Concelhia da Guarda do PCP, que analisou a evolução da situação política e social no concelho e a actividade do Partido.

Investir nas Pescas

Portugal tem de investir no sector das Pescas, defendeu Jerónimo de Sousa, na sexta-feira passada, em Rabo de Peixe, Açores, na visita que fez à fábrica de conservas de peixe Cofaco, lembrando que este sector tem sido «fortemente fustigado» pela enorme concorrência de Espanha, para onde muitas das empresas de conservas...

Reforçar a organização

No passado sábado, dia 12, mais de 200 militantes comunistas participaram num plenário da Organização Regional do Porto do PCP para discutir a situação política, o desenvolvimento da luta e a actividade do Partido. A poderosa ofensiva do Governo esteve em análise, tendo sido evocados os múltiplos motivos para a...

Defender a tutela pública

O Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defende a manutenção da tutela pública do Arsenal do Alfeite, considerando que estão em causa razões de «soberania nacional».