PCP exige retirada

Portugal fora do Afeganistão!

O PCP reagiu, anteontem, ao anúncio da participação do contingente português que se encontra no Afeganistão em operações ofensivas naquele país. Em nota do seu gabinete de imprensa, o PCP considera que se está perante um «acontecimento de grande gravidade que vem confirmar as razões que levaram o PCP a opor-se ao envio das Forças Armadas portuguesas para o Afeganistão e constitui um motivo mais para exigir o seu pronto regresso a Portugal».
Para os comunistas, trata-se de um «novo passo numa escalada intervencionista em curso, que corresponde aos objectivos dos EUA». Está-se, prossegue a nota, perante um «crescente envolvimento de Portugal na estratégia ofensiva da administração Bush, expondo perigosamente a vida dos militares portugueses ao mesmo tempo que os atira para inaceitáveis actos de repressão das populações do Afeganistão».
Reafirmando a sua solidariedade para com o povo e a resistência no Afeganistão contra a ingerência e intervenção da NATO, os comunistas portugueses reclamam do Governo uma política de paz, amizade e cooperação entre os povos, que «rompa com a continuada subserviência de Portugal face aos objectivos imperialistas».


Mais artigos de: PCP

Continuar a crescer

Realizou-se, no passado dia 4, a 5.ª Assembleia da Organização Concelhia da Guarda do PCP, que analisou a evolução da situação política e social no concelho e a actividade do Partido.

Investir nas Pescas

Portugal tem de investir no sector das Pescas, defendeu Jerónimo de Sousa, na sexta-feira passada, em Rabo de Peixe, Açores, na visita que fez à fábrica de conservas de peixe Cofaco, lembrando que este sector tem sido «fortemente fustigado» pela enorme concorrência de Espanha, para onde muitas das empresas de conservas...

Reforçar a organização

No passado sábado, dia 12, mais de 200 militantes comunistas participaram num plenário da Organização Regional do Porto do PCP para discutir a situação política, o desenvolvimento da luta e a actividade do Partido. A poderosa ofensiva do Governo esteve em análise, tendo sido evocados os múltiplos motivos para a...

Defender a tutela pública

O Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defende a manutenção da tutela pública do Arsenal do Alfeite, considerando que estão em causa razões de «soberania nacional».

Afronta à democracia

Em Vila Real de Santo António as comemorações do Dia da Cidade são pretexto para fazer a apolopgia e a propaganda do fascismo. Esta atitude do município local sob a responsabilidade do PSD foi repudiada pela concelhia do PCP, que vê nela uma afronta e uma provocação ao espírito democrático do povo do concelho.Em causa...