Polícia alemã assalta grupos antiglobalização

Novecentos agentes policiais participaram numa vasta operação de assalto a cerca de 40 sedes e residências de militantes de organizações antiglobalização em várias cidades da Alemanha, designadamente em Berlim, Hamburgo e Bremen.
Os raids realizaram-se, no dia 9, por ordem da procuradoria federal que, num comunicado, afirma que «grupos de militantes de extrema-esquerda e seus apoiantes são suspeitos de terem criado uma organização terrorista, ou serem membros de uma tal organização, com o objectivo específico de preparar atentados com vista a perturbar ou impedir a próxima cimeira do G8 [de 6 a 8 de Junho] em Heiligendamm», revelando que estão sob investigação 18 indivíduos.
A tranquilidade dos participantes na cimeira será ainda garantida por uma vedação construída à volta da estação balnear de Heiligendamm, no norte da Alemanha, que custou aos cofres públicos 12,5 milhões de euros.


Mais artigos de: Europa

Esquerda sobe em Bremen

O Partido de Esquerda obteve um surpreendente resultado ao quintuplicar a votação nas eleições realizadas, no domingo, 13, para o parlamento regional da cidade-estado de Bremen, no Noroeste da Alemanha.

Inconstitucional!...

Após três dias de audiência e fortes pressões da parte do governo de direita, o Tribunal Constitucional da Polónia invalidou grande parte dos artigos da chamada «lei da descomunização».

TC confirma interdição

O Tribunal Constitucional de Espanha confirmou, na madrugada de dia 11, a anulação de 133 candidaturas da Acção Nacionalista Basca (ANV), impugnadas pela procuradoria e pelo governo, e de todas as candidaturas da Abertzale Sozialistak (AS), afirmando não descartar, no futuro, a possibilidade de ilegalização da ANV.A...

Serviços públicos

Muitas vezes esta coluna tem abordado a questão dos serviços públicos na União Europeia. Ao longo dos anos, e a pretextos variados (ele é o mercado interno, a competitividade, a eficiência, o avanço e o progresso...), muitas movimentações se têm sentido com vista à desresponsabilização do Estado de algumas das suas...