Director Regional de Educação

Sem legitimidade política

O Sindicato dos Professores do Norte exige a demissão do Director Regional de Educação, que acusa de não estar a respeitar a lei no processo de reconstituição dos agrupamentos de escolas.

A DREN está a conduzir o processo de forma precipitada

«O Director Regional não tem condições nem legitimidade política para continuar no cargo», afirmou, sexta-feira, a sindicalista Manuela Mendonça, em declarações comunicação social.
Na origem das críticas do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) está o processo de reconstituição de agrupamentos de escolas, acusando Manuela Mendonça que «estão a ser criados conjuntos de escolas com grandes dimensões».
A sindicalista referiu como exemplos um agrupamento criado em Chaves que abrange 64 escolas e outro em Felgueiras que integra cerca de 2700 alunos.
«Existe uma recomendação do Ministério da Educação para que os agrupamentos de escolas não ultrapassem os 1500 alunos», frisou.
O SPN critica ainda o Director Regional de Educação do Norte por estar a «tentar que os agrupamentos de escolas entrem em funcionamento no início de Setembro, quando o Ministério determinou que os novos agrupamentos devem começar a vigorar a partir do ano lectivo 2004/05».
«A DREN está a conduzir o processo de forma precipitada», frisou a sindicalista.
Por outro lado, o sindicato também acusa o Director Regional de «não respeitar» as posições manifestadas por várias autarquias, que estão contra os novos agrupamentos.
«Perante esta posição, o director não podia homologar os novos agrupamentos de escolas», defendeu Manuela Mendonça, para quem «é certo» que o secretário de Estado «não vai ratificar» os novos agrupamentos de escolas contestados pelas autarquias.
As críticas estendem-se ainda ao comportamento que, segundo o sindicato, o director em causa tem vindo a adoptar face «a professores, pais e autarcas».
«Tem havido intimidações, ameaças e insultos a todos os que o contrariam», afirmou a sindicalista, salientando que estas queixas foram entregues na passada semana ao ministro da Educação.


Mais artigos de: Nacional

Reformados em luta

«Em luta por uma vida melhor» é o lema do 4.º Congresso da MURPI que se irá realizar, sábado, no Pavilhão da Siderurgia Nacional, em Paio Pires.

Contra a degradação do Convento de Jesus

«Os Verdes» responsabilizam o IPPAR pela degradação do Convento de Jesus devido à demora na disponibilização de verbas para a recuperação daquele monumento nacional.

Adiamento das notas atrasa acesso ao Superior

A Federação Nacional de Professores criticou sexta-feira a decisão governamental de adiar a fixação das notas dos exames nacionais, alegando que vai atrasar o acesso dos alunos ao Ensino Superior e prejudicar as férias dos professores.A Comissão Nacional do Júri de Exames decidiu reavaliar as provas nacionais do 12.º ano...

Candidatura a património mundial

A Câmara Municipal de Vila Viçosa, Évora, vai apresentar até final de Fevereiro de 2004, a candidatura da vila a Património Mundial, revelou sexta-feira o presidente do município, Manuel Condenado.De acordo com o autarca do PCP, Vila Viçosa vai candidatar o conjunto urbano e monumental da localidade. A candidatura vai...

Concurso Regional de Bandas da JCP

Sob o tema «Audácia de Conquistar», a Organização Regional de Aveiro da JCP realizou, recentemente, a final do seu 6.º festival regional de bandas. Este ano o evento teve a particularidade de a final ter sido dividida em duas partes. A primeira decorreu no dia 20 de Junho, no Centro de Trabalho do PCP em Santa Maria da...

Trapalhadas diversas

Na CML, os «casos» e «trapalhadas» sucedem-se a ritmo alucinante neste mandato. Nesta altura, correm mesmo tempos complexos lá pelos lados da Praça do Município. Mas nada disso transparece para fora. Oficialmente, o «show off» continua. É o tempo dos sorrisos cor-de-rosa e da descarada preocupação táctica da máquina de...

Defender os trabalhadores

Recentemente, através da denúncia da Comissão de Trabalhadores da Sociedade Portuguesa de Acumuladores Tudor, SA, foi conhecida a pretensão da Refer em expropriar terrenos pertencentes a esta unidade de produção localizada na freguesia da Castanheira do Ribatejo, num total de 22394 metros quadrados, tendo em vista a...