Defender os trabalhadores

Recentemente, através da denúncia da Comissão de Trabalhadores da Sociedade Portuguesa de Acumuladores Tudor, SA, foi conhecida a pretensão da Refer em expropriar terrenos pertencentes a esta unidade de produção localizada na freguesia da Castanheira do Ribatejo, num total de 22394 metros quadrados, tendo em vista a modernização da Linha do Norte, para ai instalar um terminal de mercadorias.
Esta pretensão faz temer pelo futuro da Tudor, hoje uma das mais importantes unidades de actividade industrial do concelho de Vila Franca de Xira, que emprega no total cerca de 600 trabalhadores, com cerca de dois mil outros trabalhadores dependentes da sua actividade para a prestação de serviços diversificados.
Reconhecendo a complexidade da situação, na defesa dos interesses dos trabalhadores da Tudor e do futuro da sua empresa, a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, sob proposta dos eleitos do PCP, destacou «a necessidade de permanência da Sociedade Portuguesa Acumulador Tudor, SA, bem como a garantia de manutenção dos seus postos de trabalho directos e indirectos e na criação de mais valias diversificadas no tecido económico do concelho de Vila Franca de Xira».
A Assembleia Municipal exige ainda um estudo e a elaboração de um processo alternativo que permita o desenvolvimento do processo de modernização da Linha do Norte.


Mais artigos de: Nacional

Reformados em luta

«Em luta por uma vida melhor» é o lema do 4.º Congresso da MURPI que se irá realizar, sábado, no Pavilhão da Siderurgia Nacional, em Paio Pires.

Contra a degradação do Convento de Jesus

«Os Verdes» responsabilizam o IPPAR pela degradação do Convento de Jesus devido à demora na disponibilização de verbas para a recuperação daquele monumento nacional.

Sem legitimidade política

O Sindicato dos Professores do Norte exige a demissão do Director Regional de Educação, que acusa de não estar a respeitar a lei no processo de reconstituição dos agrupamentos de escolas.

Adiamento das notas atrasa acesso ao Superior

A Federação Nacional de Professores criticou sexta-feira a decisão governamental de adiar a fixação das notas dos exames nacionais, alegando que vai atrasar o acesso dos alunos ao Ensino Superior e prejudicar as férias dos professores.A Comissão Nacional do Júri de Exames decidiu reavaliar as provas nacionais do 12.º ano...

Candidatura a património mundial

A Câmara Municipal de Vila Viçosa, Évora, vai apresentar até final de Fevereiro de 2004, a candidatura da vila a Património Mundial, revelou sexta-feira o presidente do município, Manuel Condenado.De acordo com o autarca do PCP, Vila Viçosa vai candidatar o conjunto urbano e monumental da localidade. A candidatura vai...

Concurso Regional de Bandas da JCP

Sob o tema «Audácia de Conquistar», a Organização Regional de Aveiro da JCP realizou, recentemente, a final do seu 6.º festival regional de bandas. Este ano o evento teve a particularidade de a final ter sido dividida em duas partes. A primeira decorreu no dia 20 de Junho, no Centro de Trabalho do PCP em Santa Maria da...

Trapalhadas diversas

Na CML, os «casos» e «trapalhadas» sucedem-se a ritmo alucinante neste mandato. Nesta altura, correm mesmo tempos complexos lá pelos lados da Praça do Município. Mas nada disso transparece para fora. Oficialmente, o «show off» continua. É o tempo dos sorrisos cor-de-rosa e da descarada preocupação táctica da máquina de...