Greve geral em Cadiz

Defender o emprego

Catorze municípios da província espanhola de Cadiz, com mais de 765 mil habitantes e 300 mil trabalhadores, estiveram praticamente paralisados, no dia 18, em consequência de uma greve geral contra a deslocalização da fábrica da Delphi.

Paralisação total em solidariedade com os operários da Delphi

Os sindicatos congratularam-se com «o rotundo êxito» da acção. De manhã, a quase totalidade do comércio, indústrias e serviços públicos esteve encerrada. Só à tarde, os bares e grandes superfícies começaram a abrir as suas portas.
A greve começou logo pela madrugada. Os trabalhadores dos serviços de recolha de resíduos dos 14 municípios recusaram-se a sair para os habituais giros, deixando os contentores repletos de lixo nas ruas.
Nos transportes públicos, os piquetes de greve controlaram as saídas dos parques de autocarros e, em Cadiz, capital da província, segundo relatou o diário El Pais, nem sequer foram cumpridos os serviços mínimos, já que a empresa concessionária não definiu a grelha de horários para os motoristas.
Nas zonas industriais não havia sinais de praticamente nenhuma actividade. Grandes empresas como a Dragados, Airbus, Navantia ou Altadis mantiveram as portas fechadas, o mesmo acontecendo com muitas outras unidades de menor dimensão.
Divididos em pequenos grupos, representantes sindicais percorreram as ruas, convencendo os lojistas e pequenos empresários a observar a greve. Nalguns locais registaram-se incidentes. Foram arremessadas pedras contra montras e fachadas, vários contentores de lixo foram incendiados.
O próprio tribunal de Cadiz foi obrigado a encerrar sobre pressão dos grevistas que apelaram à solidariedade dos funcionários com os operários da Delphi, em Puerto Real, onde laboram 1600 operários.
.A universidade da região paralisou e os sindicatos calculam que 85 por cento das restantes escolas públicas e privadas tenham aderido ao protesto. Hospitais, centros de saúde e demais serviços da administração pública apenas asseguraram os serviços mínimos.
A greve foi convocada pelas centrais sindicais Comisiones Obreras e UGT sob o lema «Pela industrialização da baía de Cadiz», região que regista uma das mais elevadas taxas de desemprego em Espanha, e que agora corre o risco de perder uma das suas maiores unidades industriais.


Mais artigos de: Europa

Royal disputa segunda volta

O candidato da direita, Nicolas Sarkozy, venceu a primeira volta das eleições francesas, realizadas no domingo, 22. Na segunda volta enfrentará a candidata socialista, Ségolene Royal.

Jaruzelski acusado de «crime comunista»

O general Wojciech Jaruzelski, de 83 anos, foi oficialmente acusado de «crime comunista», dia 17, pelo Instituto da Memória Nacional junto do tribunal regional de Varsóvia. Em causa está a declaração da lei marcial na Polónia, em 13 de Dezembro de 1981, que permitiu controlar o movimento contra-revolucionário desencadeado a partir dos estaleiros de Gdansk pelo sindicato Solidarnosc, liderado por Lech Walesa.

Presidente romeno suspenso

O parlamento romeno suspendeu de funções, no dia 19, o presidente da república, Trian Basescu, por alegado abuso de poder. A decisão, aprovada por uma maioria de 332 votos a favor e 108 contra, poderá conduzir à destituição do chefe de Estado, após a realização de um referendo no prazo de 30 dias.Os sociais-democratas...

Telekom baixa salários

O operador de telecomunicações germânico apresentou, dia 17, uma proposta ao sindicato Ver.di, na qual propõe uma redução dos salários de 12 por cento, oferecendo em troca a garantia da manutenção dos postos de trabalho até 2010. A administração pretende ainda aumentar o horário de trabalho de 34 para 38 horas semanais e...

<em>Margherita</em> e <em>DS</em> dissolvem-se

O segundo partido da coligação governativa em Itália, a Margherita, concluiu no domingo, 23, em Roma, o último congresso da sua curta história, com a aprovação da sua dissolução.

Esperança e luta

Uma ida à Venezuela é sempre algo muito gratificante pela esperança e luta que ali se vive. Desta vez fui a Caracas com um convite que o Movimento Democrático de Mulheres me fez chegar em nome da FDIM – Federação Democrática Internacional de Mulheres, que ali realizou o seu XIV Congresso, na primeira quinzena de Abril. A...