Sérvia

Referendo reafirma soberania sobre Kosovo

Os sérvios aprovaram em referendo a nova constituição do país que afirma a soberania sobre o Kosovo. No sufrágio, que decorreu no sábado e domingo com uma participação de 53,5 por cento, o «sim» terá vencido com uma esmagadora maioria de 96 por cento, de acordo com as previsões dos observadores independentes do Centro para as Eleições Livres e a Democracia.
Após a divulgação dos resultados, o primeiro-ministro, Vojislav Kostunica, considerou o momento «histórico», sublinhando que desta forma «a Sérvia demonstra claramente que pretende proteger a sua unidade e que o Kosovo é parte integrante da Sérvia».
A nova constituição foi aprovada por unanimidade no parlamento, em Setembro último, e define pela primeira vez, desde 1918, a Sérvia como um país independente, reflectindo assim o desmantelamento da Jugoslávia consumado em Maio deste ano com a independência do Montenegro.
Com uma população maioritária albanesa, o Kosovo é administrado pelas Nações Unidas desde o bombardeamento do território pelas forças da NATO, em 1999. Com aprovação da nova constituição, o governo de Belgrado espera reforçar a sua posição nas conversações internacionais que irão definir o futuro estatuto do Kosovo.


Mais artigos de: Europa

Posição ambígua

O Parlamento Europeu adoptou uma resolução que manifesta apoio «à iniciativa de paz no País Basco empreendida pelas instituições democráticas espanholas».

A ameaça dos motins

Seis polícias foram feridos em confrontos registados, no fim-de-semana, em bairros problemáticos de França, um ano depois da vaga de motins urbanos que incendiou todo o país.

Direita católica quer proibir aborto

A Liga das Famílias Polacas (LPR), partido ultra-católico que integra a coligação governamental na Polónia, apresentou uma proposta de alteração da Constituição com o objectivo de incluir no texto o direito à vida «desde a concepção», o que se traduziria na proibição total do aborto.Amplamente garantido pelo anterior...

Kölher veta privatização

O presidente da República da Alemanha, Hörst Kölher, antigo director do FMI, decidiu não promulgar uma lei que previa a privatização da empresa pública de controlo aéreo, considerando que a medida violava claramente a constituição do país.

Agricultura sob pressão

A juntar aos trabalhadores e outras camadas sociais, também os pequenos e médios agricultores e a agricultura familiar se deparam com uma situação sócio-económica extremamente difícil, que resulta não só das políticas comunitárias para o sector, mas também da aplicação cega dessas orientações ao nível nacional pelo...