António Rodrigues homenageado

António Rodrigues, «lutador consequente pela liberdade e democracia», foi homenageado, no passado dia 8, na Vila de Gonçalo.
Na homenagem, promovida pela Comissão Concelhia da Guarda e pela Comissão de Freguesia de Gonçalo do PCP, participaram cerca de uma centena de pessoas, entre as quais familiares do homenageado, que se deslocaram de Espanha, membros da Junta de Freguesia de Gonçalo, da Direcção e do Comando dos Bombeiros Voluntários, dirigentes associativos de colectividades, camaradas e amigos.
Na porta do edifício do Centro de Trabalho do PCP foi descerrada uma placa com o nome de António Rodrigues, seguindo-se um cortejo até ao cemitério local, onde na sua campa se depositou uma palma de flores. Ainda por proposta do PCP, o nome de António Rodrigues vai ser perpetuado também numa rua de Gonçalo, como na cerimónia foi confirmado pelo próprio presidente da Junta de Freguesia.
Em nome do PCP, Armando Morais traçou o perfil político e social de António Rodrigues, cujas «ideias progressistas e revolucionárias» e luta «por uma nova sociedade com que sonhou para Portugal não tinham fronteiras». Aliás, foi essa a sua acção «por um mundo melhor» que «o levou também a lutar pela República Espanhola e seu legítimo governo, saído de eleições democráticas».
Ao longo de 99 anos, António Rodrigues revelou-se na sua actividade política, social, associativa e humanitária «um homem de invulgares qualidades», afirmou Armando Morais que, a essas qualidades, acrescentou «a coerência, sem vacilações, pelos ideais que abraçou desde muito novo». Por fim, aquele responsável do PCP leu uma mensagem de saudação enviada pela URAP.


Mais artigos de: PCP

Uma Administração Pública ao serviço do povo

Sistematizar propostas e definir linhas de acção que permitam travar a ofensiva em curso contra o Estado e as suas funções sociais é um dos objectivos do Encontro Nacional do PCP, que se realiza no dia 28.

Comunistas prometem novas lutas

A garantia da continuação da luta pelo desenvolvimento e pelo progresso social foi a tónica dominante na V Assembleia da Organização do Concelho de Serpa do PCP.

PCP alerta para a privatização da saúde

A secretária de Estado adjunta e da Saúde, Cármen Pignatelli, proferiu, recentemente, um conjunto de declarações colocando em causa o êxito da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários. Segundo a mesma, as dificuldades prendem-se com as divergências no seio do Governo, expressas em obstáculos levantados pelo Ministério das...

Aumentar segurança

O sector da cortiça, de grande importância económica e social no concelho de Santa Maria da Feira, comporta muitas vezes uma série de riscos, resultantes da falta de condições de segurança e da utilização de materiais perigosos. É o caso das colmatagens, onde se utilizam colas com solventes altamente explosivos, quando...

Contra o encerramento de esquadras do Porto

Os comunistas do Porto alertaram, no início da semana, para o facto de o Governo querer encerrar até 2009 nove das 18 esquadras da cidade do Porto. A informação sobre esta matéria foi avançada através do representante da PSP no Conselho Municipal de Segurança, do próprio comando metropolitano da polícia e da Associação...

Resolver os problemas da Justiça

O PCP anunciou a apresentação durante os próximos meses de um conjunto de iniciativas legislativas na área da Justiça que constitui uma «agenda alternativa» ao pacto recentemente firmado entre o PS e o PSD.Trata-se de uma resposta global e integrada aos problemas que os comunistas classificam como «os mais prementes»,...