Câmara do Porto desvaloriza cultura

A intenção da Câmara Municipal do Porto de privatizar o teatro Rivoli revela uma desvalorização de importantes recursos e espaços de criação artística, considera a Comissão Regional do Porto da JCP, reunida recentemente. Os jovens comunistas lamentam que a cultura seja desprezada e defendem o acesso generalizado à livre criação e fruição culturais.
Numa avaliação da situação política do País, a JCP verifica a continuação da «ofensiva do Governo contra os jovens». «Iniciamos um novo ano lectivo sem ver resolvidos os principais problemas da educação em Portugal. Os estudantes do ensino básico e secundário continuam a lutar contra os exames nacionais e as aulas de substituição, por melhores condições materiais e humanas e pela efectiva implementação da educação sexual. No ensino superior, continua a ser pago o que é um direito, com propinas elevadas que implicam um enorme custo para os estudantes e as suas famílias, elitizando-o e negando a muitos jovens o seu acesso. Esta situação agrava-se com a tentativa de implementação do Processo de Bolonha», alerta a organização.
A Comissão Regional refere também a intensificação das lutas dos jovens trabalhadores na defesa da contratação colectiva e contra a precariedade laboral, o Código do Trabalho, os baixos salários e o desemprego.


Mais artigos de: Juventude

Pelo futuro dos jovens portugueses

Valter Lóios, dirigente da Interjovem, fala da mobilização para a jornada de protesto de hoje, em Lisboa, organizada pela CGTP, e sobre as consequências das políticas do Governo para os jovens.

Jovens são afastados do ensino

Não existem vagas a mais no ensino superior, o problema é muitos milhares de estudantes não conseguirem sequer candidatar-se, denuncia a JCP.

550 milhões de crianças sofrem com violência

Anualmente quase 550 milhões de crianças sofrem violência familiar, trabalham em actividades de risco ou são alvo de mutilações genitais, revela um estudo conjunto de várias agências especializadas das Nações Unidas que será apresentado hoje à Assembleia-Geral da ONU. Uma das principais conclusões do documento é que «a...

Prostituição serve para pagar estudos

O número de estudantes britânicas que recorrem à prostituição para pagar as matrículas no ensino superior cresceu 50 por cento desde 2000, de acordo com um estudo da Universidade Kingston, divulgado no domingo.Uma em cada dez estudantes afirma conhecer colegas que tinham trabalhado em clubes de strip tease, salões de...

Superior de Lisboa da JCP prepara assembleia

A Organização do Ensino Superior de Lisboa da JCP continua a preparar a sua 16.º Assembleia, marcada para o próximo dia 21, no ISCTE. Procurando ligar a iniciativa à realidade de cada instituição de ensino, foram lançados boletins de escola a denunciar problemas específicos e está programada a pintura de cinco murais. Um...