Em defesa da Johnson Controls

Ao Governo exige-se acção

O PCP exigiu do Governo uma intervenção activa que leve a reconsiderar o anunciado encerramento das fábricas da Johnson Controls em Nelas e Portalegre. Esta posição foi expressa pelo deputado Francisco Lopes, em declarações aos jornalistas, no próprio dia (26 de Setembro) em que a administração da empresa veio a público, em comunicado, revelar a sua intenção de fechar as portas.
O parlamentar comunista informou, na ocasião, ser igualmente propósito da sua bancada confrontar com este assunto o ministro da Economia, Manuel Pinho, na audição parlamentar agendada para hoje, quarta-feira, 4, no Parlamento
«Preocupa-nos a situação da Johnson Controls, que tem três unidades fabris em Portugal, uma em Nelas, outra em Portalegre e outra em Palmela. São mais de mil postos de trabalho que estão em causa», afirmou o deputado do PCP.
Na audição prevista para hoje, na Comissão de Economia e Finanças, segundo Francisco Lopes, a bancada comunista questionará o ministro Manuel Pinho sobre o «que conhece e que medidas o Governo está a tomar», defendendo que este avalie «as condições de instalação da Johnson Controls em Portugal».
«O Governo deve pedir responsabilidades à empresa e exigir que concretize os compromissos assumidos nos acordos com o Estado», sublinhou, propondo também uma atitude de «sensibilização» para que não se perca a «incorporação em relação à Autoeuropa».
«Há também uma responsabilidade da Autoeuropa, que se comprometeu com níveis de incorporação nacional em etapas sucessivas», recordou Francisco Lopes.


Mais artigos de: Assembleia da República

PCP propõe reforço das transferências

O PCP quer ver reforçadas as transferências da administração central para o poder local. Um projecto de lei nesse sentido foi já entregue no Parlamento estipulando um reforço financeiro de 295 milhões de euros para as autarquias.

Fazer pagar aos do costume

A reforma da Segurança Social dominou, faz hoje oito dias, o debate mensal com o Primeiro-Ministro no Parlamento. Sem novidades, veio a confirmar o pior: o Governo PS insiste em mostrar-se inflexível numa proposta que é profundamente negativa para os trabalhadores e para os reformados.

Injustiças por corrigir

A Assembleia da República dispõe da oportunidade de corrigir a grave situação de injustiça criada aos trabalhadores da administração local que, como sucedeu na Câmara Municipal do Porto, viram ser-lhes retirado o prémio por serviço nocturno.

Chumbadas más soluções do PSD

Um diploma do PSD sobre gestão e autonomia das escolas foi chumbado, na passada semana, pelos votos dos partidos situados nos quadrantes à esquerda no Parlamento. Travada foi assim uma nova tentativa de desferir um duro golpe na democratização e autonomia das escolas. Nesse sentido iam as medidas da bancada laranja ao...

Dinheiro mal aplicado

O destino dado às receitas dos jogos sociais, como o euromilhões, totobola e totoloto, está a suscitar as maiores dúvidas ao PCP. Em vez de cumprirem o seu desiderato fundamental – serem aplicadas em projectos destinados a melhorar a qualidade de vida dos mais desprotegidos e carenciados, nomeadamente idosos e...

Governo deve explicações

O deputado comunista José Soeiro pediu explicações ao Governo sobre a eventual construção de uma central de queima de resíduos não perigosos numa cimenteira próximo de Loulé.Este é um tema que está a preocupar crescentemente a população depois serem conhecidas informações do Presidente da Junta Metropolitana do Algarve,...