Ensino da população contribui para desenvolvimento

A alfabetização e a educação são formas de apoiar o desenvolvimento, defende as Nações Unidas, na altura em que se assinala o Dia Internacional da Alfabetização, comemorado na passada sexta-feira, sob o lema «A alfabetização apoia o desenvolvimento».
«Para promover o crescimento económico, a erradicação da pobreza, a participação social e a protecção do ambiente é essencial aumentar as taxas de alfabetização», sustenta a ONU, que considera a educação como a «plataforma para o desenvolvimento dos recursos humanos de uma sociedade», por contribuir para o crescimento económico e para a erradicação da pobreza.
Como referiu o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a alfabetização é um instrumento que permite que «as pessoas aproveitem novas oportunidades de aprendizagem, se adaptem a um mercado de trabalho em constante evolução, assumam maiores responsabilidades, saiam da pobreza e se protejam contra as doenças, em especial contra a Sida».
«As mulheres e raparigas não alfabetizadas carecem de uma arma vital para se libertarem da desigualdade e da discriminação», salientou Kofi Annan. «O dom da alfabetização só pode apoiar o desenvolvimento, se ele próprio for apoiado através de programas pós-alfabetização, de novas oportunidades de educação e de formação e da criação de um ambiente propício à aquisição de conhecimentos», acrescentou.
De acordo com informações das Nações Unidas, existem mais de 770 milhões de adultos analfabetos em todo o mundo, «mas este número não inclui os outros milhões de adultos que carecem de bases sólidas para poder aprender, compreender e comunicar convenientemente na sua vida quotidiana». Mais de 100 milhões de rapazes e raparigas nunca se matricularam na escola e, de entre as pessoas que frequentaram o ensino, «a qualidade da educação pode deixar muito a desejar, permitindo-lhes apenas um domínio precário das competências básicas».
Um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio da ONU é conseguir a universalização da instrução primária até 2015.


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