França

Governo anuncia pacote social

O primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, anunciou, na segunda-feira, 28, um pacote de medidas sociais, onde se inclui a criação de um «cheque-transporte» e o aumento do subsídio para o emprego.
Num momento em que todas as forças políticas já estão a preparar a próxima eleição presidencial, que terá lugar no próximo ano, Villepin explicou, numa alocução televisiva, que o cheque-transporte, num valor de 100 ou 200 euros por ano, se destina atenuar os sucessivos aumentos dos preços do combustível. No entanto, a sua atribuição ficará ao critério das empresas, assumindo o Estado apenas metade do seu custo sob a forma de deduções fiscais e sociais.
O subsídio pelo emprego que passará para 940 euros, a partir do próximo mês de Janeiro, um aumento de 152 euros, visa incorporar no mercado de trabalho jovens sem escolaridade obrigatória e os desempregados de longa duração. Cerca de nove milhões de franceses beneficiam actualmente deste complemento salarial.
Villepin, que há um ano era apresentado como candidato do presidente Jacques Chirac para as presidenciais de 2007, anunciou também a realização até finais do ano de uma conferência sobre rendimentos e o emprego.
Os sindicatos já reagiram, acusando o primeiro-ministro de pretender fazer de pai natal em pleno mês de Agosto, e criticaram o carácter facultativo do cheque-transporte, que se traduzirá em maior desigualdade entre trabalhadores.
Por seu turno, a oposição socialista já prometeu aumentar o salário mínimo para 1 500 euros até ao final da próxima legislatura em 2012, caso venha a vencer as eleições.


Mais artigos de: Europa

Conspiração terrorista ou operação mediática?

Três semanas após o alegado desmantelamento, em 10 de Agosto, de um megacomplot terrorista contra aviões que ligam a Grã-Bretanha aos Estados Unidos, e que provocou o caos nos aeroportos ingleses e noutros países, a polícia britânica continua sem apresentar qualquer prova da conspiração que afirma ter descoberto.

Para decidir em paz

Milhares de pessoas manifestaram-se, na sexta-feira, 25, no centro de Bilbau, a favor da autodeterminação do País Basco e de iniciativas por parte dos governos espanhol e francês que correspondam ao cessar-fogo unilateral da ETA.

Passageiros indianos maltratados

O governo de Nova Deli apresentou, na sexta-feira, 25, um protesto formal pela detenção na Holanda de 12 muçulmanos indianos, acusados de pretenderem fazer explodir um avião em pleno voo.O incidente, considerado por partidos da oposição na Índia como fruto de racismo, ocorreu na quarta-feira, 24, a bordo de um aparelho...

Uma visita ao Soajo

Uma visita ao Soajo e a outras zonas do Parque Nacional da Peneda-Gerês exemplifica bem a indignação que sentem os moradores e todos os que sejam minimamente sensíveis à tragédia dos incêndios florestais que têm atingido dramaticamente o país, durante o verão, ano após ano. Vários distritos do Norte foram fustigados...