Municípios preparam acção de luta

Contra a co-incineração na Arrábida

Os recentes desenvolvimentos no processo da co-incineração de resíduos industriais perigosos na Arrábida vão motivar uma reunião de urgência entre as câmaras e assembleias municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, a realizar em breve.
A Câmara de Setúbal, promotora da iniciativa, convidará igualmente a estarem presentes a Associação de Municípios da Região de Setúbal e a Assembleia Distrital de Setúbal.
A reunião destina-se a programar uma grande acção, a decorrer no início de Setembro, de contestação à intenção do Governo de promover a queima de resíduos industriais perigosos na cimenteira da Secil, em pleno Parque Natural da Arrábida. Nesta iniciativa é esperada a participação da população, instituições, colectividades e forças vivas do concelho.
A autarquia do PCP reitera a sua total oposição a esta decisão e vai lutar contra ela por todos os meios institucionais que tem ao dispor, enquanto definirá, do ponto de vista jurídico, as medidas a tomar para impedir a co-incineração na Arrábida.


Mais artigos de: Nacional

Câmara contesta decisão

A Câmara Municipal de Sines está contra a instalação de uma central de produção eléctrica na área portuária de Sines. Viola o Plano Director Municipal, limita a expansão futura da cidade e levanta preocupações em matéria de segurança e ambiente, sustenta a autarquia.

Presidente quer silenciar oposição

A Comissão Coordenadora Concelhia do Crato da CDU acusou o presidente da câmara municipal daquele concelho do Norte Alentejano de prosseguir a política do «quero, posso e mando, como se fosse dono» da autarquia.Esta posição surge após a decisão do edil, Correia da Luz, de impedir que os vereadores em regime de não...

ALGARVE SUMMER DARK

No Algarve, depois de outras medidas que tendencialmente vão esvaziando a região, temos agora a fusão da delegação regional das pescas com a da agricultura e temos, no plano vitivinícola, a junção do Algarve ao Alentejo, indo às urtigas as especificidades da região. Como dizemos, não foi a existência autónoma da...

«Os Verdes» alertam para a falta de meios

O Partido Ecologista «Os Verdes» pediu explicações ao Governo sobre os fogos florestais em áreas protegidas, questionando sobre a relação entre o «aumento» de incêndios e a «eterna escassez de meios de vigilância».Este ano os incêndios já atingiram áreas protegidas como as dos parques naturais da Serra do Gerês, do...

Entidade reguladora favorece operadores

O Movimento de Cidadãos Consumidores de Telecomunicações (MCCT) acusou a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) de tomar medidas que, distorcendo as regras da concorrência, penalizam os consumidores em benefício das novas empresas de telecomunicações.