Reabilitar o centro histórico de Avis

A Câmara Municipal de Avis (Portalegre) quer requalificar o património do centro histórico da vila para revitalizar a zona em termos sociais e económicos.
Entre as propostas apresentadas pelo município contam- se a introdução de uma nova imagem nas ruas, largos e praças, novo mobiliário urbano e o apoio à recuperação de habitação antiga mais degradada.
Para concretizar o projecto, a Câmara de Avis elaborou um Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização do Centro Histórico, documento que se encontra na fase de conclusão após discussão pública.
«A autarquia pretende proporcionar qualidade de vida aos residentes naquela zona da vila, num ambiente histórico e cultural, que dignifique a ética do passado e mereça a esperança do futuro", adiantou o município comunista.
Em matéria de salvaguarda do património, a autarquia prevê a valorização dos monumentos classificados e do espaço público nas suas vertentes de estadia e fruição pedonal.
O plano aponta ainda para a eliminação dos fios eléctricos e de telefone aéreos, a circulação fluente entre peões e viaturas, a elaboração de um Plano de Segurança Contra Riscos de Incêndio e um novo Sistema de Recolha de Resíduos Sólidos dentro do núcleo histórico.
Para a valorização do centro histórico, a autarquia defende também a fixação de novos habitantes permanentes na zona, sobretudo casais jovens.


Mais artigos de: Nacional

Utentes contestam diminuição de comparticipação

Os utentes dos serviços públicos e de saúde lamentam a diminuição da comparticipação acrescida do Estado nos medicamentos adquiridos por utilizadores do regime especial e consideram que a medida é «penalizadora» para estes cidadãos.

Travar a saída de serviços públicos de Beja

Os municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral decidiram criar um movimento em defesa da região para reclamar a concretização de projectos estruturantes e travar a tendência de transferência de serviços do Estado de Beja para Évora.

Câmara do Porto aprova proposta da CDU

A autarquia do Porto aprovou, em reunião de Câmara, uma proposta que prevê a presença da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) para análise da «actividade já desenvolvida, dificuldades e perspectivas futuras».A proposta foi apresentada pelo vereador da CDU, Rui Sá, que considerou ter já decorrido «tempo suficiente para...

Festival de Vilar de Mouros

A banda de heavy-metal Soulfly, liderada pelo brasileiro Max Cavalera, os portugueses Táxi e os multinacionais M.A.U. vão actuar no Festival de Vilar de Mouros, Caminha, marcado para 21 a 23 de Julho.Com esta confirmação, que se deu na passada semana, a edição deste ano vai juntar duas bandas fundadas pelo vocalista e...

CDU contacta com população

A CDU da Zona Norte da Cidade de Lisboa promove hoje, 22, na Praça de Londres, uma acção de informação e esclarecimento junto da população das freguesias de S. Sebastião da Pedreira, Campo Grande, Alvalade, S. João da Brito e S. João de Deus.Com início previsto para as 15h00, na forma de um pequeno convívio com animação...

MUSP solidário com populações

O Movimento de Utentes dos Serviço Públicos (MUSP) exige que o Governo pare «imediatamente com a política neoliberal» que está na base do encerramento de maternidades e de outros serviços públicos em vários pontos do País.Em comunicado divulgado anteontem, dia 20, o Grupo Permanente daquele movimento afirma partilhar das...