Porto e Gaia

Comunistas propõem políticas de cooperação

Os vereadores da CDU nas câmaras do Porto, Rui Sá, e Gaia, Ilda Figueiredo, propuseram, na passada semana, uma reunião de cooperação entre os dois Executivos municipais.
«Nos últimos tempos, têm-se repetido inúmeras notícias que põem a nu a incapacidade para articular políticas manifestada pelas maiorias absolutas PSD/PP que governam os municípios do Porto e Gaia», disseram os vereadores da CDU, numa conferência de imprensa realizada simbolicamente no meio da Ponte D. Luís I.
Rui Sá e Ilda Figueiredo comprometeram-se a propor formalmente uma reunião entre os dois Executivos, iniciativa que consideraram «pioneira» e de «enorme potencial para atender às aspirações das populações com a adopção de políticas de cooperação», nomeadamente nas áreas da mobilidade/acessibilidades, cultura, turismo e ambiente.
A CDU acusou, entretanto, os Executivos liderados por Rui Rio e Luís Filipe Menezes de apostarem numa «concorrência irracional entre os dois municípios, numa lógica mesquinha», e de «tentativas de afirmação de protagonismos pessoais que ajudam a diminuir a voz da região».
Em declarações à comunicação social, Ilda Figueiredo criticou as propostas unilaterais apresentadas pela Câmara Municipal de Gaia para a construção de uma ponte pedestre a ligar as duas margens do Douro e de transferência para Gaia da Feira do Livro do Porto.
«Já a Ponte do Infante foi feita sem saída do lado de Gaia. Foi preciso esperar um ou dois anos pela construção dos acessos para que a ponte entrasse em funcionamento», recordou a autarca comunista, salientando que a falta de diálogo entre os dois municípios já existia quando ambos eram liderados pelo PS em maioria absoluta.
A discussão das várias propostas de ligação rodoviária, ferroviária, pedestre e fluvial entre os dois concelhos, articulação de programas culturais, edição de roteiros turísticos conjuntos e união de esforços na despoluição do Rio Douro foram algumas acções de cooperação propostas pelos autarcas da CDU.
Apesar de defenderem uma aproximação de políticas entre os dois concelhos, os vereadores da CDU consideraram «irreais» as propostas de fusão do Porto e Gaia que, esporadicamente, vão surgindo.
Para Ilda Figueiredo, que foi vereadora em Gaia, depois no Porto e agora de novo em Gaia, a fusão dos dois concelhos «não tem sentido e nem sequem é sentida e pedida pelas populações».


Mais artigos de: Nacional

Em defesa dos «serviços de urgência»

A CDU de Lisboa condena a proposta governamental de encerramento dos serviços nocturnos dos centros de saúde da capital, que os comunistas consideram prejudicial para «os mais desfavorecidos».

Reviver momentos históricos

Entre os dias 21 e 23 de Julho vai se realizar mais uma edição do Festival de Vilar de Mouros. Em comunicado, a produtora Portoeventos refere que pretende comemorar os 35 anos da primeira grande edição do festival, 1971, com 35 bandas por 35 euros, o que corresponde a metade do preço cobrado pelos quatro dias da edição...

Marcha exige mais saúde

A população e as comissões de utentes do Litoral Alentejano realizaram, sexta-feira, uma marcha lenta, entre Relvas Verdes (Santiago do Cacém) e Grândola, para exigir melhores cuidados de saúde. O protesto esteve dividido em duas acções no Itinerário Complementar 33, com marcha no sentido Sul-Norte e outra na direcção...

Contacto com as populações

Baptista Alves, vereador da CDU na Câmara Municipal de Sintra, e António Filipe, deputado do PCP na Assembleia da República, acompanhados de vários eleitos nos diversos órgãos autárquicos, visitaram, recentemente, o Parque de Vendas – Mercado de Massamá. Recorde-se que na sequência da tentativa de encerramento do...

Câmara de Setúbal contra demolição

A Direcção-Geral do Património apresentou à Câmara de Setúbal uma proposta que prevê a demolição do Convento de São Francisco para viabilizar um empreendimento comercial, mas a autarquia da CDU deverá chumbar o projecto, disse à Lusa fonte camarária.O Convento de São Francisco deveria ter sido recuperado no âmbito de um...

Campanhã protesta contra falta de médicos

A Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Campanhã, Porto, realizou, segunda-feira, junto à Extensão de Saúde de Azevedo uma nova acção de protesto contra a falta de médicos.A manifestação surge na sequência de outros protestos da população de Azevedo, que contesta a não substituição de uma médica de família que morreu...

Regulamento motiva protesto

Delegações do PCP e da União dos Sindicatos, do Porto, estiveram anteontem concentradas junto à Câmara Municipal do Porto em protesto pelo regulamento sobre informação e propaganda política.