Jerónimo na República Checa
Jerónimo de Sousa participa hoje, quinta-feira, em Praga, no encerramento da campanha eleitoral do Partido Comunista da Boémia e Morávia.
As eleições legislativas realizam-se amanhã e sábado.
Apesar das violentas campanhas anticomunistas em curso naquele país, o Partido Comunista da Boémia e Morávia é uma importante força política da República Checa, tendo obtido nas últimas eleições legislativas, em 2002, 18,51 por cento dos votos. O PCBM conta actualmente com 41 deputados, contra os 17 obtidos nas eleições anteriores, em 1998.
Transformar as propostas do Partido num instrumento de intervenção de um amplo movimento em defesa do Serviço Nacional de Saúde é um dos principais objectivos do Encontro Nacional, realizado no dia 27.
O salão do CT Vitória encheu-se para a homenagem ao compositor comunista Fernando Lopes-Graça, no ano em que se assinalam 100 anos do seu nascimento.
No próximo fim-de-semana realiza-se, em Beja, no Parque de Feiras e Exposições, a Festa Alentejana. Alegria, música, cultura, debate político e afirmação comunista são os principais componentes.
O PCP realizou, nos dias 27 e 28, o 7.º Congresso Regional da Madeira. Os comunistas da região querem o fim do «jardinismo». Para Edgar Silva, do Comité Central e responsável pela organização regional do Partido, tal só será possível mediante o cumprimento de duas condições: a constituição de uma vasta frente social de oposição e o reforço do PCP, essencial para o surgimento na região de uma «verdadeira política de esquerda».
O Sector dos Transportes de OR Lisboa realizou, no passado sábado, 27, a sua 10.ª Assembleia de Organização. Presentes estavam 79 delegados e cerca de duas dezenas de convidados, entre os quais Paulo Raimundo, membro da Comissão Política, que encerrou os trabalhos.
Sob o lema «Organizar para intervir, intervir para organizar», realizou-se no sábado passado, dia 27, a VI Assembleia da Organização Concelhia de Sintra, iniciativa onde ficou patente a dinâmica de reforço do PCP.
A Organização Concelhia da Lousã realizou no dia 20 de Maio a sua 3.ª Assembleia de Organização, que procedeu a um balanço crítico e colectivo do trabalho desenvolvido, discutindo aspectos positivos e negativos, e definiu prioridades para a intervenção futura.
Largas dezenas de pessoas, empunhando bandeiras vermelhas e cartazes, percorreram as ruas da baixa lisboeta em protesto contra a destruição dos serviços públicos que este Governo está a levar a cabo. No culminar da campanha levada a cabo pelo PCP «Público é de todos, privado é de alguns», o secretário-geral do PCP,...