Sintra

Fortalecer e consolidar o Partido

Sob o lema «Organizar para intervir, intervir para organizar», realizou-se no sábado passado, dia 27, a VI Assembleia da Organização Concelhia de Sintra, iniciativa onde ficou patente a dinâmica de reforço do PCP.
Cerca de centena e meia de militantes comunistas, entre os quais mais de 120 delegados, participaram nos trabalhos da AOC de Sintra que decorreu durante todo o dia de sábado na Escola Secundária Ferreira Dias, no Cacém.
Dividida em dois painéis distintos, um para apreciação e votação do projecto de resolução política e outro para eleição dos membros da nova comissão concelhia do Partido, a assembleia foi o culminar do intenso debate preparatório em torno do documento que vai orientar a acção dos comunistas.
A necessidade de valorizar e dar a conhecer às populações a quantidade e a qualidade das propostas do PCP e dos seus eleitos nos diversos órgãos autárquicos; o reforço da intervenção junto dos habitantes mobilizando-os para os problemas concretos mais sentidos no concelho, nomeadamente em matéria de equipamentos de saúde e serviços públicos, transportes, acessibilidades e ordenamento do território, e carga fiscal municipal como o IMI ou a taxa dos resíduos sólidos; o aumento de activistas e afirmação do colectivo partidário; a consolidação e crescimento da recolha de quotas e da venda da imprensa do Partido, foram temas que motivaram a viva intervenção dos presentes.
Num concelho onde número de empresas tem vindo a crescer, a decisão do XVII Congresso do PCP de dar especial atenção à intervenção nos locais de trabalho também não foi esquecida, tendo ficado expresso no documento aprovado um conjunto de medidas e linhas de trabalho com vista à sua aplicação prática.
Na intervenção de encerramento da Assembleia, Manuel Gouveia, do Comité Central do PCP, destacou precisamente o reforço da acção dos comunistas onde os trabalhadores mais sentem a exploração, no local de trabalho, como prioridade de todo o Partido.
Para o dirigente, a agressividade neoliberal belicista no contexto internacional e a política de direita praticada pelos sucessivos governos no quadro nacional, representam duas faces de uma mesma moeda, a do ataque à liberdade e aos direitos dos povos e dos trabalhadores, por isso, continuou, exige-se uma postura dedicada, abnegada e firme por parte dos comunistas e dos seus aliados.
Assim, é «particularmente feliz que a AOC de Sintra tenha escolhido como lema “Organizar para intervir, intervir para organizar”», na medida em que só o fortalecimento do partido da classe operária e de todos os trabalhadores pode abrir caminho ao derrube do capitalismo e à construção de uma sociedade de homens livres, concluiu.


Mais artigos de: PCP

Defender o Serviço Nacional de Saúde

Transformar as propostas do Partido num instrumento de intervenção de um amplo movimento em defesa do Serviço Nacional de Saúde é um dos principais objectivos do Encontro Nacional, realizado no dia 27.

Homenagem na ponta dos dedos

O salão do CT Vitória encheu-se para a homenagem ao compositor comunista Fernando Lopes-Graça, no ano em que se assinalam 100 anos do seu nascimento.

«Uma festa a valer»

No próximo fim-de-semana realiza-se, em Beja, no Parque de Feiras e Exposições, a Festa Alentejana. Alegria, música, cultura, debate político e afirmação comunista são os principais componentes.

PCP realiza 7.º Congresso Regional

O PCP realizou, nos dias 27 e 28, o 7.º Congresso Regional da Madeira. Os comunistas da região querem o fim do «jardinismo». Para Edgar Silva, do Comité Central e responsável pela organização regional do Partido, tal só será possível mediante o cumprimento de duas condições: a constituição de uma vasta frente social de oposição e o reforço do PCP, essencial para o surgimento na região de uma «verdadeira política de esquerda».

Em defesa do Sector

O Sector dos Transportes de OR Lisboa realizou, no passado sábado, 27, a sua 10.ª Assembleia de Organização. Presentes estavam 79 delegados e cerca de duas dezenas de convidados, entre os quais Paulo Raimundo, membro da Comissão Política, que encerrou os trabalhos.

Sempre junto das populações

A Organização Concelhia da Lousã realizou no dia 20 de Maio a sua 3.ª Assembleia de Organização, que procedeu a um balanço crítico e colectivo do trabalho desenvolvido, discutindo aspectos positivos e negativos, e definiu prioridades para a intervenção futura.

Jerónimo na República Checa

Jerónimo de Sousa participa hoje, quinta-feira, em Praga, no encerramento da campanha eleitoral do Partido Comunista da Boémia e Morávia. As eleições legislativas realizam-se amanhã e sábado. Apesar das violentas campanhas anticomunistas em curso naquele país, o Partido Comunista da Boémia e Morávia é uma importante...

«Público é de todos, <br>privado é de alguns»

Largas dezenas de pessoas, empunhando bandeiras vermelhas e cartazes, percorreram as ruas da baixa lisboeta em protesto contra a destruição dos serviços públicos que este Governo está a levar a cabo. No culminar da campanha levada a cabo pelo PCP «Público é de todos, privado é de alguns», o secretário-geral do PCP,...