Lousã

Sempre junto das populações

A Organização Concelhia da Lousã realizou no dia 20 de Maio a sua 3.ª Assembleia de Organização, que procedeu a um balanço crítico e colectivo do trabalho desenvolvido, discutindo aspectos positivos e negativos, e definiu prioridades para a intervenção futura.
Como diz o balanço da actividade, nos anos recentes que precederam a reunião magna dos comunistas da Lousã, realizou-se um vasto conjunto de plenários de militantes, que se debateram os mais diversos temas e deram «expressão ao funcionamento democrático do Partido, incluindo o direito de eleger e ser eleito para a nova Comissão Concelhia».
A Assembleia analisou o andamento dado à campanha nacional de contacto com todos os membros do Partido – mais de meia centena de militantes têm já ficha actualizada –, apontando a necessidade de concluir esta tarefa.
Ainda de acordo com a informação prestada na Assembleia, a Comissão Concelhia reuniu com regularidade e, seguindo as prioridades de cada momento, procurou sempre desenvolver o trabalho e dar resposta a tarefas tão exigentes como as campanhas para os quatro actos eleitorais que se realizaram nos últimos dois anos.
Ainda no âmbito das eleições, a Assembleia realçou o significativo reforço da votação nas legislativas a nível local (+40%) e o bom trabalho e resultados conseguidos na campanha para as Autarquias, com a recuperação de um eleito na Assembleia Municipal, o envolvimento de muitos candidatos independentes e, particularmente, «a elevada e qualificada participação de mulheres».
Destaque também foi para as várias propostas e tomadas de posição pública sobre os problemas do concelho, no âmbito do PCP e da CDU, um trabalho que, para a Assembleia, «tem de ser continuado e intensificado».

Direcções de trabalho

Como prioridades de trabalho a nível organizativo, a Assembleia destacou o contacto regular com os militantes e sua responsabilização por tarefas; o recrutamento; o aumento das receitas do Partido, nomeadamente através da recolha de quotizações; uma presença consistente junto das populações de todo o concelho; o acompanhamento da actividade das autarquias, do movimento associativo e outras instituições locais, nomeadamente as que intervêm na área social.
No âmbito do trabalho ligado às autarquias, os presentes apontaram ainda a necessidade de reforçar a ligação aos eleitos e participantes das listas, nomeadamente programando visitas de trabalho e preparando a intervenção na Assembleia Municipal, com recolha de opiniões e sugestões para as propostas e assuntos a colocar.
Para já, entre alguns dos problemas que se arrastam e exigem solução, encontram-se os das acessibilidades e transportes (Ramal da Lousã, rectificação da EN 342 até Arganil, acesso da Lousã à EN 17); implantação de sistemas de recolha e tratamento de esgotos, com recuperação dos rios Ceira e Arouce; informação e debate público sobre a revisão do PDM e planos de urbanização; concretização das novas instalações para o Centro de Saúde e para a Escola Básica Integrada.


Mais artigos de: PCP

Defender o Serviço Nacional de Saúde

Transformar as propostas do Partido num instrumento de intervenção de um amplo movimento em defesa do Serviço Nacional de Saúde é um dos principais objectivos do Encontro Nacional, realizado no dia 27.

Homenagem na ponta dos dedos

O salão do CT Vitória encheu-se para a homenagem ao compositor comunista Fernando Lopes-Graça, no ano em que se assinalam 100 anos do seu nascimento.

«Uma festa a valer»

No próximo fim-de-semana realiza-se, em Beja, no Parque de Feiras e Exposições, a Festa Alentejana. Alegria, música, cultura, debate político e afirmação comunista são os principais componentes.

PCP realiza 7.º Congresso Regional

O PCP realizou, nos dias 27 e 28, o 7.º Congresso Regional da Madeira. Os comunistas da região querem o fim do «jardinismo». Para Edgar Silva, do Comité Central e responsável pela organização regional do Partido, tal só será possível mediante o cumprimento de duas condições: a constituição de uma vasta frente social de oposição e o reforço do PCP, essencial para o surgimento na região de uma «verdadeira política de esquerda».

Em defesa do Sector

O Sector dos Transportes de OR Lisboa realizou, no passado sábado, 27, a sua 10.ª Assembleia de Organização. Presentes estavam 79 delegados e cerca de duas dezenas de convidados, entre os quais Paulo Raimundo, membro da Comissão Política, que encerrou os trabalhos.

Fortalecer e consolidar o Partido

Sob o lema «Organizar para intervir, intervir para organizar», realizou-se no sábado passado, dia 27, a VI Assembleia da Organização Concelhia de Sintra, iniciativa onde ficou patente a dinâmica de reforço do PCP.

Jerónimo na República Checa

Jerónimo de Sousa participa hoje, quinta-feira, em Praga, no encerramento da campanha eleitoral do Partido Comunista da Boémia e Morávia. As eleições legislativas realizam-se amanhã e sábado. Apesar das violentas campanhas anticomunistas em curso naquele país, o Partido Comunista da Boémia e Morávia é uma importante...

«Público é de todos, <br>privado é de alguns»

Largas dezenas de pessoas, empunhando bandeiras vermelhas e cartazes, percorreram as ruas da baixa lisboeta em protesto contra a destruição dos serviços públicos que este Governo está a levar a cabo. No culminar da campanha levada a cabo pelo PCP «Público é de todos, privado é de alguns», o secretário-geral do PCP,...