A voz imprescindível dos ecologistas

O Partido Ecologista «Os Verdes» realiza a X Convenção Nacional Ecológica nos próximos dias 26 e 27 de Maio, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A convenção vai debater a situação «eco-política» do País e eleger o novo Conselho Nacional do partido.
Em declarações ao Avante!, Manuela Cunha, dirigente do PEV, destacou que a convenção vai contribuir para afirmar o projecto político dos «Verdes» e consolidar a intervenção do partido. Uma intervenção quotidiana e sempre ao lado das populações e das suas aspirações, afirmou.
A dirigente ecologista considera ainda que o projecto político do PEV é «imprescindível» na sociedade portuguesa actual. Sobretudo num momento, sustenta, em que Portugal se assume como o país da Europa que mais desrespeita o protocolo de Quioto. As questões da energia nuclear, da entrega da água ao sector privado e da política alimentar são algumas outras que a dirigente ecologista considera provável que sejam debatidas na convenção. A agudização destas políticas demonstram a «crescente necessidade» de uma voz ecologista, sustentou.
Manuela Cunha lembra que desde a 9.ª Convenção Nacional Ecológica, realizada em Maio de 2003, o Partido Ecologista «Os Verdes» reforçou a sua intervenção política dentro e fora da Assembleia da República. «A simpatia pelo PEV aumenta», afirmou, peremptória, a dirigente. Esta simpatia já resultou em várias adesões ao partido ecologista, que conta com cerca de 5 mil militantes.
A Convenção Nacional Ecológica contará com cerca de 250 delegados, de praticamente todo o País. Também aqui, destacou Manuela Cunha, se nota um reforço do partido e uma evolução em relação à última convenção.
Ao mesmo tempo que prepara a sua 10.ª convenção, o PEV leva a cabo um conjunto de campanhas por todo o País. Uma delas, intitulada «STOP às alterações climáticas», tem como principais objectivos pressionar a administração norte-americana a aderir ao protocolo de Quioto. Com esta campanha, «Os Verdes» pretendem também manifestar a insatisfação pela política de transportes públicos seguida pelo Governo português e alertar a população para o fenómeno das alterações climáticas, promovendo comportamentos que ajudem a travar este fenómeno.


Mais artigos de: Nacional

Uma decisão há muito reclamada

A extracção mineira vai ser retomada em Aljustrel, depois de mais de uma década de paragem. Sindicato e autarquia consideram a decisão uma vitória dos trabalhadores e do concelho.

Uma vitória da luta

Ao que parece, o hospital do Seixal vai mesmo ser construído. Depois de pareces e anúncios contraditórios e de grandiosas manifestações populares, o novo equipamento pode mesmo avançar.

Utentes realizam plenário nacional

Comissões e associações de utentes de todo o País vão estar reunidas no próximo sábado na Voz do Operário, em Lisboa, em plenário nacional. Em comunicado, o grupo permanente do Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) destaca que, «muito por culpa das políticas neoliberais que os sucessivas governos, com...

Militares exigem direitos

Centenas de militares no activo juntaram-se, no passado dia 11, aos seus camaradas em situação de reforma e reserva que se encontravam concentrados em S. Bento, junto à residência oficial do Primeiro-Ministro. Os reformados e reservistas participavam numa vigília pelo direito à saúde decidida no encontro nacional de...

Mais apoios para o Teatro

O «Teatro Fórum de Moura – Associação» não concorda com o processo de atribuição de apoios pontuais à actividade teatral de carácter profissional. Em carta aberta à ministra da Cultura e ao director do Instituto das Artes, o grupo começa por rejeitar os cortes para metade efectuados no programa de apoio a projectos...

«Dia pela ponte»

Cerca de centena e meia de pessoas participaram, no passado dia 13, no «Dia pela Ponte» convocado pela Assembleia Municipal de Alcoutim. Em causa está a exigência da construção da ponte que una as duas margens do Guadiana, entre Alcoutim e San Lúcar del Guadiana, que é considerada pelos promotores da iniciativa uma obra...

População exige médicos

Associação de Utentes dos Serviços de Saúde, Junta de Freguesia do Pinhal Novo e população promovem, no próximo domingo, uma vigília de protesto, junto ao centro de saúde, pelo destacamento de mais três médicos para aquela localidade do concelho de Palmela e o alargamento do horário de atendimento. Unidos numa...