Unicef apela

Sal com iodo ajuda crianças no Leste

A Unicef apelou na semana passada à distribuição de sal com iodo nos países mais afectados pelo desastre nuclear de Tchernobyl para evitar o cancro da tiróide, doença que afectou cerca de quatro mil crianças desde 1986.
«Para as quatro mil crianças em questão, o sal iodado podia ter feito toda a diferença e muitas delas poderiam ter sido poupadas ao cancro da tiróide», afirmou Maria Calivis, directora regional da organização, citada pela agência Lusa.
Como explica a Unicef, «uma gota de iodo custa apenas alguns cêntimos» e uma quantidade tão pequena como uma colher de chá, tomada apenas uma vez na vida, pode proteger do cancro da tiróide e de outras doenças associadas à carência de iodo. A iodização do sal é uma forma barata de disponibilizar o iodo, por apenas quatro cêntimos do dólar norte-americano por pessoa, por ano.
O impacto do desastre continua a afectar «cinco milhões de pessoas que continuam a viver em áreas contaminadas, 400 mil pessoas que foram obrigadas a deixar as suas casas e 100 mil pessoas que continuam dependentes de ajuda humanitária».
A Unicef estima que, devido à falta de iodo na alimentação, até 2,4 milhões de bebés nascem actualmente na Europa Central e de Leste e na Comunidade de Estados Independentes com deficiência mental.
Ucrânia, Bielorússia e Federação Russa foram os países mais afectados pela radiação que se libertou da central de Tchernobyl após uma explosão num dos reactores, a 26 de Abril de 1986.


Mais artigos de: Juventude

Discutir para intervir

O projecto de resolução política do 8.º Congresso da JCP está em discussão. Milhares de militantes debatem, aprofundam e melhoram o documentos nos seus colectivos e organizações em todo o País.

Câmara de Mira persegue jovens comunistas

A Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra, está a perseguir militantes da JCP na sequência da pintura de um mural comemorativo do seu 8.º Congresso, totalmente legal.

Vigília pela D. João de Castro

Estudantes, professores, encarregados de educação e antigos alunos da Escola Secundária D. João de Castro, em Lisboa, organizaram uma vigília na noite de sexta-feira contra o anunciado encerramento daquele estabelecimento pelo Ministério da Educação.O protesto – que contou com a participação de dezenas de pessoas – foi...

Há 42 mil licenciados desempregados

Dados de Março mostram que existem 42 mil licenciados no desemprego, o que representa um aumento de 14 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Em Março, 42459 licenciados estavam registados nos centros de emprego de todo o País, o equivalente a oito por cento do total de inscritos.Segundo o Instituto do...

Coimbra informa sobre Processo de Bolonha

O «Comboio da Informação» está no Largo D. Dinis, em Coimbra, aberto a todos os que se queiram informar sobre o Processo de Bolonha. A iniciativa é da Associação Académica de Coimbra, que improvisou uma composição como cenário da exposição.A iniciativa levanta dúvidas e apresenta críticas à aplicação do Processo de...