Escola ameaçada

Vigília pela D. João de Castro

Estudantes, professores, encarregados de educação e antigos alunos da Escola Secundária D. João de Castro, em Lisboa, organizaram uma vigília na noite de sexta-feira contra o anunciado encerramento daquele estabelecimento pelo Ministério da Educação.
O protesto – que contou com a participação de dezenas de pessoas – foi feito através de músicas e de palavras contra a transferência dos alunos da Escola D. João de Castro para a Escola Fonseca Benevides. Entre os participantes estava o deputado do PCP Miguel Tiago Rosado e dirigentes da JCP.
A Associação de Antigos Alunos já recolheu quatro mil assinaturas para um abaixo-assinado que vai ser entregue esta semana na Assembleia da República. No documento, os subscritores alegam que a decisão de encerrar a escola «não está fundamentada em qualquer estudo técnico» e não tem justificação, uma vez que «se prevê um crescimento demográfico significativo para as freguesias da Ajuda e de Alcântara», com base no aumento da oferta habitacional e do consequente rejuvenescimento da população da zona.
«Estamos perante uma escola secundária qualitativamente muito superior à média nacional, nas vertentes das condições do conjunto edificado, das salas, dos laboratórios e do quadro pedagógico que, no seu conjunto, permitem responder com qualidade aos desafios europeus da qualificação do ensino», lê-se no abaixo-assinado.
A decisão de encerrar a Escola D. João de Castro já no próximo ano lectivo e transferir os cerca de 300 alunos que actualmente a frequentam para a Escola Fonseca Benevides foi anunciada em Março pela Direcção Regional de Educação de Lisboa e motivou vários protestos por parte da comunidade educativa. A escola já foi encerrada a cedeado três vezes pelos estudantes e professores.
Os alunos lançaram um blogue sobre a tentativa de destruição da escola, disponível em www.peticaodomjoao.blogspot.com


Mais artigos de: Juventude

Discutir para intervir

O projecto de resolução política do 8.º Congresso da JCP está em discussão. Milhares de militantes debatem, aprofundam e melhoram o documentos nos seus colectivos e organizações em todo o País.

Câmara de Mira persegue jovens comunistas

A Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra, está a perseguir militantes da JCP na sequência da pintura de um mural comemorativo do seu 8.º Congresso, totalmente legal.

Há 42 mil licenciados desempregados

Dados de Março mostram que existem 42 mil licenciados no desemprego, o que representa um aumento de 14 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Em Março, 42459 licenciados estavam registados nos centros de emprego de todo o País, o equivalente a oito por cento do total de inscritos.Segundo o Instituto do...

Coimbra informa sobre Processo de Bolonha

O «Comboio da Informação» está no Largo D. Dinis, em Coimbra, aberto a todos os que se queiram informar sobre o Processo de Bolonha. A iniciativa é da Associação Académica de Coimbra, que improvisou uma composição como cenário da exposição.A iniciativa levanta dúvidas e apresenta críticas à aplicação do Processo de...

Sal com iodo ajuda crianças no Leste

A Unicef apelou na semana passada à distribuição de sal com iodo nos países mais afectados pelo desastre nuclear de Tchernobyl para evitar o cancro da tiróide, doença que afectou cerca de quatro mil crianças desde 1986.«Para as quatro mil crianças em questão, o sal iodado podia ter feito toda a diferença e muitas delas...