176 mil inscritos para exames nacionais

Mais de 176 mil alunos inscreveram-se para a primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário, que se realizam entre 19 de Junho e 3 de Julho, segundo dados do Ministério da Educação. Está prevista a realização de meio milhão de provas a 36 disciplinas.
Dos alunos inscritos, 64 por cento fazem exames para se candidatarem ao ensino superior. Os restantes têm como único objectivo concluir o ensino secundário. Existem quase 97 mil inscritos para os exames dos cursos regulares do 12.º ano e 56 mil estudantes do 11.º ano para completar disciplinas bienais, para além de estudantes dos ensinos profissional, técnico-profissional, recorrente, vias profissionalizantes e equivalências.
Em comparação com o ano passado, o número de inscritos aumentou 46 por cento e a média de idades passou de 19,1 para 18,4 anos.
Em 2005, 120 alunos realizaram 425 provas na primeira fase dos exames nacionais do 12.º ano. A média das notas foi positiva em todas as disciplinas, excepto Geologia e Matemática, que ficaram abaixo dos 9,5 valores.


Mais artigos de: Juventude

24 horas com a bola nos pés

O Torneio de Futsal Agit terminou no fim-de-semana, no Seixal, numa final em formato maratona 24 horas. Equipas de Lisboa e de Setúbal foram as grandes vencedoras.

Coimbra contra Processo de Bolonha

«É este o prato que queres comer?» Esta frase introduziu o protesto da Associação Académica de Coimbra contra a implementação do Processo de Bolonha em Portugal, que se realizou na quinta-feira. O almoço e o jantar nas cantinas da Universidade de Coimbra foi exclusivamente «esparguete à luso-bolonhesa» – excepto na...

Universitários iraquianos vítimas de violência

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) condenou a violência contra universitários e intelectuais no Iraque e apelou «à solidariedade e à mobilização a favor da educação e dos professores do país».«Ao terem como alvo aqueles que detêm as chaves para a reconstrução e desenvolvimento do...