Vila Franca de Xira

Assembleia reúne

A Organização Concelhia de Vila Franca de Xira reuniu, no domingo passado, na sede da CURPIFA, em Alhandra, a sua 9.ª Assembleia de Organização.
Os comunistas do concelho de Vila Franca de Xira analisaram, entre outras coisas, a organização do PCP no concelho e as medidas para o reforço orgânico e de intervenção nas várias frentes de luta que se avizinham, a situação política e social do País, a situação política e social das freguesias e do nosso concelho.
Após um vivo debate, que durou várias horas, em torno destes assuntos, a Assembleia elegeu o novo organismo de Direcção Concelhio.
Durante os trabalhos, foram ainda aprovadas duas moções, a primeira das quais dirigida ao Governo e à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, exigindo melhores acessibilidades no concelho e a tomada de medidas para resolver os problemas existentes «nesta área de importância fundamental para a melhoria da qualidade de vida ambiental e de desenvolvimento do concelho».
Na segunda moção, os comunistas de Vila Franca saudavam «todos os trabalhadores que no dia a dia lutam em defesa dos seus direitos e dos postos de trabalho» e, em particular, os trabalhadores das empresas OGMA, Tudor, Cimianto, Cimpor, Iberol-Copaz. Câmara, «que nestes últimos tempos têm lutado contra as tentativas de lhes retirarem direitos e contra a imposição de medidas que contrariam a contratação colectiva e normas há muito acordadas».


Mais artigos de: PCP

Apelo à consciência dos povos

O PCP, considerando estar-se perante «um crescendo de irracionalidade brutal, cuja principal origem não reside, como afirma a ideologia dominante, na violência inata de grupos humanos atrasados e fanatizados, mas sim no sistema globalizado de exploração, domínio e opressão», lançou um apelo à consciência dos povos (que se transcreve), assinado por um conjunto de personalidades que, «independentemente de diferentes apreciações individuais sobre várias das matérias em causa», entendem não deixar, com o seu silêncio, que se repitam actos e tragédias que marcaram a horror e a fogo a face dos povos.

Preocupações aumentam

A política de saúde do Governo está a suscitar manifestações de repúdio por parte das organizações do PCP, cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida das populações.A Comissão Concelhia de Coimbra, por exemplo, considera completamente «inaceitável» e irresponsável» a decisão do Governo de encerrar duas das três...

Agricultura em perigo

contribuem para a desertificação rural e humana e para o alastramento do desemprego e da pobreza, diz a Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP, exigindo do Governo uma nova política.Preocupada com a situação do tecido agrícola e rural da região, a DORSA considera terem sido as más opções políticas de...

Intervir onde pulsa o problema

A organização não é um fim em si mesmo, mas um instrumento fundamental para a acção, afirmou Jerónimo de Sousa no encerramento da VI Assembleia da Organização Regional de Aveiro, realizada no sábado, em Ovar.