Protestos em Porto Rico

Milhares de trabalhadores e respectivas famílias desfilaram a 25 de Fevereiro desde a Avenida Roosevelt até ao tribunal federal dos EUA, em San Juan, Porto Rico, para denunciar a crescente repressão do FBI contra o movimento independentista naquele território (Movimiento Independentista Nacional Hostosiano/MINH).
A causa próxima do protesto foram as recentes rusgas do FBI contra seis activistas pro-independentistas, a quem os agentes confiscaram documentação, computadores e listas de contactos, mas os manifestantes lembraram igualmente o assassinato pelo FBI, a 23 de Setembro último, de Filiberto Ojeda Ríos, dirigente do Ejército Popular Boricua —Macheteros.
As autoridades justificaram as rugas com a necessidade de prevenir um eventual ataque terrorista por parte do Macheteros.
Falando à multidão, no final do desfile, o activista Pedro Muñiz, lembrou que «tal como no Iraque, eles invadem as nossas casas e escritórios supostamente à procura de armas de destruição massiva, dizendo que estão a defender a democracia».
«Tal como mentem sobre o Iraque - sublinhou Muñiz -, mentem sobre Porto Rico. Eles é que são os verdadeiros terroristas e devem ir-se embora».
A manifestação contou com o apoio de diversas organizações, como as Mães Contra a Guerra, a Federação de Estudantes Universitários Pró-Independência, a Organização de Mulheres Trabalhadoras de Porto Rico e a Frente Socialista, entre outras.


Mais artigos de: Internacional

Direito ao aborto (<font color=0093dd>*</font>)

Os legisladores de Dakota do Sul votaram em Fevereiro último um projecto de lei que proíbe praticamente todos os abortos naquele Estado. A medida inclui os abortos de vítimas de violação e incesto e os que visam proteger a saúde da mulher. A única excepção admitida é no caso em que os médicos considerem o aborto necessário para salvar a vida das mulheres grávidas. A proibição permite ao Estado proceder criminalmente contra as mulheres que abortem e contra os profissionais de saúde que as ajudem.

Bush recebido com protestos

Milhares de pessoas manifestaram-se na Índia e no Paquistão contra a política externa norte-americana e o papel seguidista dos respectivos governos face aos interesses dos EUA.

PCP presente nas comemorações

Por ocasião das comemorações oficiais do 30. º aniversário da declaração de independência da República Árabe Saaraui Democrática (RASD), que decorreram entre 24 de Fevereiro e 1 de Março nos campos de refugiados e nos territórios libertados - com destaque para as iniciativas realizadas em Al Ayoun, Tifariti e Tinduf -,...

Constituinte contra o neoliberalismo

O Congresso da Bolívia aprovou a convocação de uma Assembleia Constituinte, primeiro passo para, nas palavras do presidente, Evo Morales, «acabar com o neoliberalismo vigente».