
- Nº 1684 (2006/03/9)
Protestos em Porto Rico
Internacional
Milhares de trabalhadores e respectivas famílias desfilaram a 25 de Fevereiro desde a Avenida Roosevelt até ao tribunal federal dos EUA, em San Juan, Porto Rico, para denunciar a crescente repressão do FBI contra o movimento independentista naquele território (Movimiento Independentista Nacional Hostosiano/MINH).
A causa próxima do protesto foram as recentes rusgas do FBI contra seis activistas pro-independentistas, a quem os agentes confiscaram documentação, computadores e listas de contactos, mas os manifestantes lembraram igualmente o assassinato pelo FBI, a 23 de Setembro último, de Filiberto Ojeda Ríos, dirigente do Ejército Popular Boricua —Macheteros.
As autoridades justificaram as rugas com a necessidade de prevenir um eventual ataque terrorista por parte do Macheteros.
Falando à multidão, no final do desfile, o activista Pedro Muñiz, lembrou que «tal como no Iraque, eles invadem as nossas casas e escritórios supostamente à procura de armas de destruição massiva, dizendo que estão a defender a democracia».
«Tal como mentem sobre o Iraque - sublinhou Muñiz -, mentem sobre Porto Rico. Eles é que são os verdadeiros terroristas e devem ir-se embora».
A manifestação contou com o apoio de diversas organizações, como as Mães Contra a Guerra, a Federação de Estudantes Universitários Pró-Independência, a Organização de Mulheres Trabalhadoras de Porto Rico e a Frente Socialista, entre outras.