Saara Ocidental

PCP presente nas comemorações

Por ocasião das comemorações oficiais do 30. º aniversário da declaração de independência da República Árabe Saaraui Democrática (RASD), que decorreram entre 24 de Fevereiro e 1 de Março nos campos de refugiados e nos territórios libertados - com destaque para as iniciativas realizadas em Al Ayoun, Tifariti e Tinduf -, Bruno Dias, membro do Comité Central do PCP, deslocou-se ao Saara Ocidental onde pôde expressar de viva voz a solidariedade dos comunistas portugueses com a causa e a luta do povo saaraui.
Para além de representar o Partido em tão importante «momento de festa, de encontro e reencontro, mas também de trabalho e luta pela liberdade e independência», como sublinhou numa das suas intervenções, Bruno Dias teve a oportunidade de estabelecer diversos contactos com responsáveis e dirigentes da RASD e da Frente POLISARIO; recolher no terreno elementos e experiências que ajudam a compreender as dificuldades de um povo no caminho para a sua autodeterminação face ao ocupante marroquino; e participar, juntamente com cerca de 500 delegados provenientes de cerca de 35 países, em iniciativas e debates sobre a situação política naquela região do Norte de África.
Para além da assinalável presença de representantes de diversos Estados nas cerimónias oficiais, sobretudo da América Latina e África, também merecem destaque a grande mobilização popular observada e a disponibilidade dos saarauis na continuação da luta contra a ocupação marroquina e as manobras dilatórias para impedir a realização de um referendo sobre a independência, posição que se prolonga, em parte, porque a ONU não age com determinação sobre esta matéria.

Papel insubstituível do Avante!

Da presença do dirigente e ex-deputado comunista no Saara Ocidental, resultou ainda a constatação do papel insubstituível do Avante! não só na divulgação da causa saaraui em Portugal e na Europa, mas também na informação prestada às populações locais, uma vez que, não raras vezes, o nosso jornal é lido e referido na rádio da POLISARIO.


Mais artigos de: Internacional

Protestos em Porto Rico

Milhares de trabalhadores e respectivas famílias desfilaram a 25 de Fevereiro desde a Avenida Roosevelt até ao tribunal federal dos EUA, em San Juan, Porto Rico, para denunciar a crescente repressão do FBI contra o movimento independentista naquele território (Movimiento Independentista Nacional Hostosiano/MINH).

Direito ao aborto (<font color=0093dd>*</font>)

Os legisladores de Dakota do Sul votaram em Fevereiro último um projecto de lei que proíbe praticamente todos os abortos naquele Estado. A medida inclui os abortos de vítimas de violação e incesto e os que visam proteger a saúde da mulher. A única excepção admitida é no caso em que os médicos considerem o aborto necessário para salvar a vida das mulheres grávidas. A proibição permite ao Estado proceder criminalmente contra as mulheres que abortem e contra os profissionais de saúde que as ajudem.

Bush recebido com protestos

Milhares de pessoas manifestaram-se na Índia e no Paquistão contra a política externa norte-americana e o papel seguidista dos respectivos governos face aos interesses dos EUA.

Constituinte contra o neoliberalismo

O Congresso da Bolívia aprovou a convocação de uma Assembleia Constituinte, primeiro passo para, nas palavras do presidente, Evo Morales, «acabar com o neoliberalismo vigente».