Governo pretende encerrar PSP de Moura

Autarquia exige manutenção da esquadra

A Câmara Municipal de Moura está contra a saída da PSP da cidade, defendendo a manutenção e o reforço da esquadra local.

Um passo atrás na promoção do policiamento de proximidade

Numa tomada de posição, a autarquia da CDU contesta a intenção do Governo e defende «a manutenção da esquadra e a possibilidade do seu reforço, em termos de recursos humanos e técnicos».
A posição do município surge depois de a imprensa ter divulgado que o Ministério da Administração Interna (MAI) desenvolveu um estudo que aponta para o eventual encerramento total ou parcial de mais de 20 esquadras da PSP, entre as quais a de Moura.
Segundo a autarquia, esta medida, a verificar-se, «será um passo atrás na promoção do policiamento de proximidade». Por outro lado, a medida «penalizará uma idade em fase de desenvolvimento e crescimento populacional, decorrente de projectos estruturantes em curso», como é o caso da Central Fotovoltaica de Moura e do empreendimento de Alqueva.
Segundo o estudo do MAI, citado pelo jornal Público, a PSP deverá abandonar aglomerados com menos de 15 mil habitantes, como por exemplo Fátima, Tavira, Vila Real de Santo António, Ourém, Torres Vedras, Cartaxo, Abrantes, Elvas, Estremoz, Moura, Mirandela, Gouveia, Feira ou Vila de Ponte de Lima.
Também as cidades de Vila Franca de Xira, Lamego, Ovar, Chaves, Pombal, Marinha Grande, e Alcobaça estão na lista de eventuais encerramentos de esquadras da PSP.


Mais artigos de: Nacional

Trabalhar para as populações

A CDU de Alcochete compromete-se a promover várias iniciativas com vista à análise da gestão autárquica e, simultaneamente, informar a população das medidas que se pretendem lançar para o futuro.

«Os Verdes» exigem reposição da pista de bicicletas

O Partido Ecologista «Os Verdes» entregou anteontem, terça-feira, na Assembleia Municipal de Lisboa uma recomendação para que a autarquia restabeleça o troço da pista de bicicletas entre Entrecampos e Telheiras em condições seguras para os utilizadores. Inaugurada em 2001, a pista, que atravessa as freguesias do Campo...

ETAR será realidade em 2008

Foi lançado, no dia 10 de Janeiro, o Concurso de Empreitada de Concepção/Construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Barreiro/Moita. A ETAR Barreiro/Moita está projectada para servir cerca de 90 por cento da população do Barreiro e 92 por cento da Moita. Ou seja, 290 mil habitantes serão abrangidos...

CDU solidária com presidente da Junta da Sé

Os eleitos da CDU na freguesia da Sé manifestaram, segunda-feira, solidariedade e apoio ao presidente da Junta, António Sousa, recentemente criticado pelo gabinete da presidência da Câmara de Braga e pelo PS, na sequência de uma carta aberta dirigida a Mesquita Machado, na qual repudiava uma alegada tentativa do...

Beja mais limpa

O município de Beja, anunciou, na passada semana, que vai desactivar uma lixeira situada próximo de Beringel para construir um parque de lazer na zona. De acordo com a autarquia, a substituição do espaço «indesejável e poluente» por um parque de lazer vai permitir a valorização paisagística da zona e aumentar a qualidade...

Ofensiva intolerável e perigosa para a humanidade

A União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) tomou, recentemente, conhecimento de que representantes de forças políticas reaccionárias europeias, «que sempre apoiaram e continuam a apoiar acções ilegais, muitas delas militares, desenvolvidas sobre povos e países que apenas defendem a sua soberania e independência e sobre os quais são perpetrados infames atentados contra as liberdades civis e democráticas», têm-se empenhado, nos últimos tempos, numa intolerável cruzada visando estigmatizar o movimento comunista utilizando, para isso, e sem vergonha, falsas argumentações.