PIDDAC 2006

Luta não esmorece

As Direcções Regionais das Organizações de Aveiro e de Viseu do PCP acusam o PS e a direita de terem inviabilizado todas as propostas apresentadas pelo PCP para a inclusão no PIDDAC 2006 de verbas destinadas a obras fundamentais para o desenvolvimento das respectivas regiões.
Os comunistas de Aveiro sublinham a importâncias das 33 propostas do PCP para o distrito, que vão de grandes obras rodoviárias, como a conclusão do IC2 entre Arrifana e Carvalhos, a ligação Aveiro-Águeda ou a conclusão da Variante que liga Arouca ao IC2, a obras essenciais para a resolução de graves problemas de ambiente ou a várias intervenções localizadas, nomeadamente na área da Saúde.
Contudo, o PS e a direita – que não apresentaram qualquer proposta – votaram contra as propostas do PCP, lembra a DORAV, indignada com a atitude dos deputados de Aveiro eleitos por estas forças políticas, nomeadamente Afonso Candal que votou contra estas propostas, apesar de lhes reconhecer a validade.
Indignação idêntica manifestam os comunistas de Viseu relativamente ao PS, PSD e PP que, ao votarem contra as propostas do PCP, mantêm as assimetrias regionais e impedem o desenvolvimento das zonas mais carenciadas e/ou deprimidas do Interior.
Na verdade, em Viseu, relativamente a 2005, o PIDDAC 2006 reduz em 40% as verbas para investimento no distrito; atribui menos verbas a dezanove dos seus 24 concelhos; deixa concelhos, como o de Penedono, sem qualquer investimento; coloca Viseu como o distrito com menor investimento em toda a Região Centro.
Este comportamento do PS e da direita não arrefecem, contudo, a determinação das organizações do PCP, que prometem continuar a intervir e a lutar com firmeza e determinação em defesa dos direitos dos respectivos distritos e suas populações.


Mais artigos de: PCP

Futuro apresenta-se negro

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP analisou, no passado dia 3, a situação social na Península de Setúbal e fez um primeiro balanço à campanha eleitoral em curso para a Presidência da República.

TST reúnem Assembleia

Com a presença de Armindo Miranda, membro da Comissão Política do PCP, realizou-se, no passado sábado, no CT da Concelhia de Almada, a Assembleia da Organização da Célula dos TST.As primeiras intervenções centraram-se nas duras condições de trabalho dos motoristas, agravadas com a progressiva liberalização e privatização...

Assembleia define objectivos

A Assembleia da Organização Inter-Concelhia de Ílhavo e Vagos do PCP reuniu, no passado dia 26 de Novembro, para eleger a nova Comissão Concelhia e o seu Executivo.A nova Comissão Concelhia, eleita por maioria com uma abstenção, é agora constituída por 12 elementos, seis dos quais integram o Executivo.A Comissão...

Uma vida dedicada

Faleceu na segunda-feira, aos 79 anos, Artur Ramos, militante comunista e destacada figura dos meios culturais, onde se distinguiu como actor, encenador e realizador.Artur Ramos foi o primeiro realizador da RTP, depois de ter sido responsável pelas suas emissões experimentais, tendo, para além de reportagens e filmes, no...