179 clandestinos encalham em Itália

Um barco em que viajavam 179 imigrantes clandestinos encalhou na manhã de domingo na ilha de Lampedusa, em Itália, devido ao mau tempo. No grupo incluía-se nove mulheres e uma criança. Todos foram transportados pelas autoridades para centros de imigrantes.
No mesmo dia, um segundo barco foi resgatado nas mesmas águas com 170 imigrantes a bordo. Uma terceira embarcação também em dificuldades foi avistado junto à costa por um avião militar.
Segundo as autoridades italianas, nas últimas semanas, desde que Espanha encerrou as fronteiras em Ceuta e Melila, aumentou a imigração clandestina procedente de Marrocos, através da Líbia.
Estatísticas do Ministério do Interior mostram que mais de 15 mil pessoas foram detidas em 2005 ao tentarem entrar na Europa pelo sul da Itália. As organizações de direitos humanos calculam que morreram mais de dois mil imigrantes clandestinos desde 1990 em naufrágios.


Mais artigos de: Europa

Angela Merkel contra Guantanamo

A chanceler alemã Angela Merkel criticou a existência do campo de prisioneiros de Guantanamo e defendeu o encerramento, em declarações ao Der Spiegel.

Portugueses gastam menos

As famílias portuguesas são as que menos gastam, no contexto da Europa dos 15, segundo um estudo sobre o consumo da Agência Europeia do Ambiente.

De traidores a heróis

O senado italiano vai discutir na próxima segunda-feira uma proposta de concessão do estatuto de beligerantes aos combatentes da República Social Italiana (Republica de Saló), criada pela Alemanha nazi no Norte de Itália após a destituição de Benito Mussolini pelos militares em 1943.Luigi Crescimbeni, dirigente da...

Nova greve no metro de Londres

Milhares de funcionários do metropolitano de Londres cumpriram uma nova greve de 24 horas, convocada pelo Rail, Maritime and Transport Union. O protesto teve início ao fim da tarde de domingo e visou contestar a decisão da administração da empresa London Underground de transferir 800 trabalhadores para funções diferentes...

Governo da Ucrânia destituído

O governo da Ucrânia, encabeçado por Iuri Ekhanurov, foi destituído anteontem pelo Parlamento. A decisão surge na sequência das discussões com o executivo da Rússia sobre o abastecimento de gás natural à Europa através de território ucraniano.A destituição foi aprovada por 250 dos 450 deputados. O parlamento pediu ao...

Desafios da presidência austríaca

A rotatividade das presidências da União Europeia permite que cada semestre haja um Estado a assumir a presidência. Cabe agora a vez à Áustria. No segundo semestre de 2007 será Portugal. Recorde-se que esta rotatividade da Presidência do Conselho de Ministros da União Europeia parte de um princípio que consideramos...