CNA anuncia jornada de protesto

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) convocou, de 24 de Novembro a 9 de Dezembro, uma jornada de protesto contra a política governamental.
A CNA vai preparar uma «jornada regionalizada de protesto e reclamação» com «reuniões, plenários e concentrações regionais de agricultores», em protesto contra a acção do Governo que, acusa a confederação, «intoxica» a opinião pública e «agrava a situação da lavoura».
«O Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Regional e Pescas e o Governo “intoxicam” a opinião pública com o anuncio, repetido, de muitas e muitas verbas, assim procurando dar a falsa ideia de que estão a destinar grandes apoios financeiros para a agricultura», acusam os agricultores, em comunicado.
«Porém, e pelo contrário, estão a acumular dívidas que não pagam aos agricultores e às organizações agrícolas, bloquearam as candidaturas a projectos de investimento e até à prevenção de incêndios», acrescenta o documento.
A CNA insurge-se contra a redução - em «quase 210 milhões de euros» - das verbas destinadas ao sector agrícola pela proposta de Orçamento de Estado (OE) para 2006, e contra as dificuldades de escoamento do «vinho, da carne e da madeira de rolaria» nacionais. Além disso, «o Governo está a acentuar um processo perverso de culpabilização e mesmo de criminalização dos agricultores e dos pequenos produtores florestais perante a opinião pública».
A confederação protesta ainda contra as «ameaças» feitas pelo Executivo PS aos agricultores que não cumpram as «obrigações» que lhes foram «injustamente impostas», no que diz respeito às medidas de prevenção de incêndios e reflorestação anunciadas pelo Governo. A CNA está também contra o desligamento das ajudas de produção para o azeite e tabaco, o aumento das contribuições dos agricultores para a segurança social e o aumento do preço da água.
As acções de protesto vão realizar-se no âmbito territorial das Direcções Regionais de Agricultura. «Consoante a desenrolar desta jornada, assim se decidirá se haverá ou não uma iniciativa conjunta, em Lisboa, ainda durante o mês de Dezembro», conclui o comunicado.


Mais artigos de: Nacional

Co-incineração contestada

Uma audiência pública à população sobre a intenção do Governo de avançar com a co-incineração na Arrábida, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, juntou, dia 4, no Fórum Luísa Todi, cerca de 600 munícipes de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

PS e BE devem assumir responsabilidades

«Os Verdes» exortam o PS e o BE a assumirem «imediatamente a sua responsabilidade» e a alterarem a lei sobre a despenalização do aborto na Assembleia da República até ao final do ano.

Defender o concelho do Cadaval

Nas últimas eleições autárquicas, a CDU aumentou o número de votos, de percentagens, de presidências de câmara e de juntas e de eleitos, afirmando-se de forma cada vez mais clara como uma grande força nacional. No Cadaval não foi diferente.

«Gastar menos e investir melhor»

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, João Barros Duarte, da CDU, mostrou-se apostado em criar condições para que a oposição autárquica participe activamente na gestão do município.

CDU rejeita pelouro da Ciência

O vereador da CDU na Câmara do Porto, Rui Sá, rejeitou, recentemente, o pelouro de Ciência e Tecnologia, que lhe foi proposto pelo presidente da autarquia, Rui Rio (PSD/CDS-PP). Em conferência de imprensa, Rui Sá disse que só aceitaria aquele pelouro se abrangesse também a área da Educação, uma contraproposta rejeitada...

AIL desmascara Nova Lei do Arrendamento

A Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL) considerou, sábado, que a nova Lei do Arrendamento Urbano apresentada pelo Governo tem aspectos «gravosos para os arrendatários» e acusou o secretário de Estado da Administração Local de falta de diálogo.

DVD e selo lançados hoje

No dia em que Álvaro Cunhal cumpriria 92 anos – nasceu a 10 de Novembro de 1913 – são lançados em Lisboa o DVD da série «Até amanhã, camaradas» e um selo dos CTT com a imagem do dirigente comunista. Na apresentação do DVD, que ocorre hoje pelas 21.30 horas no Forum Picoas, estarão presentes o produtor e o realizador da...