Marinha Grande

«Gastar menos e investir melhor»

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, João Barros Duarte, da CDU, mostrou-se apostado em criar condições para que a oposição autárquica participe activamente na gestão do município.
Falando na cerimónia de tomada de posse, que se realizou, na passada semana, no Salão Nobre da Autarquia, Barros Duarte afirmou que os vencidos nas eleições de 9 de Outubro no concelho representam «parte do eleitorado» e «têm direito a defenderem as posições dos que neles confiaram».
«Nós temos a obrigação, que vamos cumprir, de lhes proporcionar-mos as melhores condições para o efeito», disse o autarca do PCP, acrescentando que «as soluções encontradas na mais ampla discussão, além da maior probabilidade de serem mais acertadas, são obviamente mais bem aceites pelos munícipes».
Barros Duarte apontou depois as linhas de força do seu mandato à frente da autarquia, que se vai pautar, essencialmente, por «obras estruturais», fazendo a ruptura com a «cultura despesista e de endividamento encetada e levada até às últimas consequências no reinado da gestão anterior (PS)».
«Gastar menos e investir melhor» e «criar oportunidades e melhores condições para o investimento privado no concelho», foram duas das orientações apontadas pelo novo presidente da autarquia da Marinha Grande, para quem «só depois de resolvidos os problemas primários do concelho, com cobertura de redes de água e saneamento, é que será admissível gastarem-se somas avultadas com obras para turista ver e de caça ao eleitor».
No imediato, Barros Duarte quer ver instalado «um novo clima de relações» entre munícipes, funcionários da autarquia e autarcas, dado que «os munícipes esperam, como é devido, serem recebidos na sua Câmara com urbanidade e respeito pelos seus direitos e interesses».


Mais artigos de: Nacional

Co-incineração contestada

Uma audiência pública à população sobre a intenção do Governo de avançar com a co-incineração na Arrábida, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, juntou, dia 4, no Fórum Luísa Todi, cerca de 600 munícipes de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

PS e BE devem assumir responsabilidades

«Os Verdes» exortam o PS e o BE a assumirem «imediatamente a sua responsabilidade» e a alterarem a lei sobre a despenalização do aborto na Assembleia da República até ao final do ano.

Defender o concelho do Cadaval

Nas últimas eleições autárquicas, a CDU aumentou o número de votos, de percentagens, de presidências de câmara e de juntas e de eleitos, afirmando-se de forma cada vez mais clara como uma grande força nacional. No Cadaval não foi diferente.

CDU rejeita pelouro da Ciência

O vereador da CDU na Câmara do Porto, Rui Sá, rejeitou, recentemente, o pelouro de Ciência e Tecnologia, que lhe foi proposto pelo presidente da autarquia, Rui Rio (PSD/CDS-PP). Em conferência de imprensa, Rui Sá disse que só aceitaria aquele pelouro se abrangesse também a área da Educação, uma contraproposta rejeitada...

CNA anuncia jornada de protesto

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) convocou, de 24 de Novembro a 9 de Dezembro, uma jornada de protesto contra a política governamental.

AIL desmascara Nova Lei do Arrendamento

A Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL) considerou, sábado, que a nova Lei do Arrendamento Urbano apresentada pelo Governo tem aspectos «gravosos para os arrendatários» e acusou o secretário de Estado da Administração Local de falta de diálogo.

DVD e selo lançados hoje

No dia em que Álvaro Cunhal cumpriria 92 anos – nasceu a 10 de Novembro de 1913 – são lançados em Lisboa o DVD da série «Até amanhã, camaradas» e um selo dos CTT com a imagem do dirigente comunista. Na apresentação do DVD, que ocorre hoje pelas 21.30 horas no Forum Picoas, estarão presentes o produtor e o realizador da...