Professores marcam greve e manifestação

Reunidos a 26 de Outubro, a Fenprof, a FNE e o Sindep convocaram uma greve geral e uma manifestação de professores e educadores para 18 de Novembro. A luta pretende exigir a abertura «de um real, sério e rigoroso processo negocial», refere uma nota subscrita pelas três estruturas.
O objectivo é manifestar à ministra da tutela o «profundo descontentamento e indignação» pelas medidas que têm sido tomadas pelo Ministério, «atentatórias da identidade e da dignidade profissional dos professores», como refere a nota.
Os sindicatos criticam a descaracterização do Estatuto de Carreira do educadores de infância e dos professores do Básico e do Secundário.
A acção conta com a solidariedade da Internacional de Educação, organização mais representativa dos docentes em todo o mundo, na qual estão filiadas as três estruturas portuguesas.

Atitude «pidesca»

O director regional de Educação do Centro, José Manuel Silva, exigiu a presença de duas professoras, no dia 26, por os seu alunos terem assobiado à ministra da Educação, aquando da visita que esta efectuou, a 17 de Outubro, à Escola Básica 2.3 Alice Gouveia, em Coimbra.
A denúncia partiu do Sindicato do Professores da Região Centro que considerou inadmissível, do ponto de vista democrático, o comportamento daquele director regional, que já tem antecedentes, também denunciados pelo sindicato. O mesmo director já tinha exigido uma listagem dos professores que fizeram greve.


Mais artigos de: Trabalhadores

Mobilizar para a luta

Nos vários sectores de actividade, as estruturas da CGTP-IN empenham-se na mobilização para as concentrações da próxima quinta-feira, em Lisboa e no Porto, apontando muitas razões para os trabalhadores aderirem à luta «por uma nova política».

Adesão maciça às greves

Magistrados, trabalhadores judicias e dos registos de notariado deram uma justa resposta às políticas do Governo com as greves que paralisaram tribunais e serviços.

A Segurança Social é viável

A CGTP-IN apresentou propostas que garantem a sustentabilidade da Segurança Social, sem necessidade de mais sacrifícios.

STCDE suspende greve

Pouco depois de anunciada uma paralisação de três dias, que deveria iniciar-se ontem, o Ministério dos Negócios Estrangeiros contactou o Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas, anunciando medidas e assumindo compromissos a ir ao encontro das reivindicações que tinham levado à decisão de agendar...

Militares unidos e solidários

Oito centenas de militares estiveram reunidos, dia 25, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, para prestar solidariedade com 18 dos seus camaradas, alvo de processos disciplinares. O encontro em forma de um «Porto de honra de solidariedade», foi promovido pelas três associações profissionais das Forças Armadas – Associação...

Guardas-florestais sem negociação

Para a Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública, é «inaceitável a forma como o Governo decidiu extinguir o Corpo Nacional da Guarda-Florestal e fazer transitar para a GNR os seus elementos, sem previamente negociar com os representantes dos trabalhadores as condições em que tal se irá verificar».Reagindo à...

<em>PT</em> à deriva e com cunhas

Ao comparar a gestão da PT a um Titanic à deriva, a Comissão de Trabalhadores avançou com um «aviso à navegação», num comunicado onde exige uma auditoria às contas da empresa, aos prémios e às mordomias dos dirigentes, «não vá o povo pensar que a omissão tem algo a ver com a colocação dos filhos daqueles em altos postos...

Casa Pia desprezada

Perante a «reestruturação» da Casa Pia de Lisboa, o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores veio recordar um conjunto de compromissos assumidos pela actual Provedora com esta ORT, em Março deste ano, respeitantes á valorização e qualificação dos trabalhadores. Ao estranhar a ausência de medidas...

Assistência a menores suprimida

O Instituto da Segurança Social – tutelado directamente pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social - está a restringir o direito de assistência a menores por parte das mães trabalhadoras aos seus filhos, denunciou a Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública, num comunicado de dia 25. As mães...