Com obras nas auto-estradas

Não à portagem

Foi aprovado por unanimidade no Parlamento o projecto de lei do PCP que estabelece a «garantia dos direitos dos utentes durante a realização de obras nas auto-estradas».
Trata-se, em síntese, de prever a suspensão da cobrança de portagens pela circulação nos lanços onde ocorram intervenções destinadas ao alargamento de vias ou à sua conservação, bem como à melhoria ou substituição de sinalização horizontal e vertical.
Não obstante os incómodos e até acentuada diminuição da segurança a que são sujeitos em consequência das obras (a elevada sinistralidade no troço Aveiras de Cima/Santarém, recentemente concluído, é disso exemplo), a verdade é que as empresas concessionárias têm continuado a exigir aos automobilistas o pagamento de portagem.
O que, na perspectiva da bancada comunista, como frisou o deputado Honório Novo, face aos prejuízos que lhes são causados, constitui «uma falta de consideração pelos utentes», em relação à qual o Governo não pode fechar os olhos.
Ora é essa situação que o diploma comunista vem corrigir ao advogar, designadamente, que sejam alteradas as condições nos contratos de concessão de forma a impedir que seja cobrado um serviço sempre que este não é prestado, ou seja, quando por motivo de obras (que muitas vezes se arrastam por meses) não se verifiquem na sua plenitude, como é exigível, as condições de fluidez, velocidade, conforto e segurança que são características da circulação nas auto-estradas.


Mais artigos de: Assembleia da República

Por soluções mais justas

Baixaram à comissão de Assuntos Constitucionais os diplomas apresentados por todos os partidos sobre a Lei da Nacionalidade. O PCP, com as alterações por si agora preconizadas, quer ver consagrada na lei a resposta a situações de elementar justiça.

Mais aperto para os que menos têm

O Governo entregou segunda-feira no Parlamento o Orçamento do Estado para 2006. Numa primeira reacção, o PCP, pela voz do seu líder parlamentar, afirmou estar-se em presença de uma «reedição da obsessão pelo défice».O conteúdo do documento vem aliás confirmar «as piores expectativas», no entender de Bernardino Soares,...

Combater a discriminação

Mereceu a aprovação unânime dos deputados, faz hoje oito dias, o projecto de lei do PCP que define medidas de prevenção e combate à discriminação no exercício de direitos por motivos baseados na deficiência.Na linha de duas outras iniciativas legislativas suas apresentadas na VIII e IX Legislaturas, que acabaram por...

Acabar com despejos abusivos

Baixou na passada semana à Comissão para debate na especialidade, sem votação, após aprovação de requerimento nesse sentido, o projecto de lei do PCP que revoga legislação do tempo do regime fascista utilizada por algumas câmaras municipais para proceder a despejos sumários em bairros sociais.Trata-se do decreto-lei de...

Garantir o livre acesso

O Parlamento apreciou e aprovou na semana passada uma proposta de lei relativa à regulamentação do acesso à informação sobre ambiente. Esta é uma iniciativa legislativa do Governo que surge na sequência de uma directiva comunitária (N.º 2003/4/CE) apontando para o reforço não apenas da informação sobre ambiente como...