Rússia

Estátuas de Stáline regressam à Sibéria

A Assembleia Municipal da cidade de Jeleznogorsk (região de Krasnoiarsk, Sibéria) decidiu, na segunda-feira, dia 15, «satisfazer parcialmente o pedido de antigos combatentes, de comunistas e de ultranacionalistas», instalando um monumento a Stáline num museu da cidade e não num parque como exigiam os veteranos.
Segundo a Agência Lusa, que cita declarações do deputado municipal, Piotr Medvedev,
mais estátuas de Stáline deverão ser erigidas noutras cidades da região, designadamente em Minussinsk.
Os debates sobre o papel de Stáline e os pedidos para que lhe sejam dedicados monumentos tornaram-se mais frequentes por ocasião do 60.º aniversário da vitória sobre os nazis, refere a mesma notícia.
«Apesar da oposição das autoridades, o povo começou a juntar dinheiro, foram feitas encomendas» de estátuas. «Não se pode parar essa vaga de fundo», explicou Medvedev, reconhecendo que «Stáline é uma personalidade, o mundo inteiro reconhece Stáline, bem como todos os dirigentes do país».
Alguns dias antes das comemorações da vitória, os comunistas de Krasnoiarsk colocaram um busto de Stáline perto da sua sede, mas a polícia obrigou-os a retirá-lo. No entanto, em Mirny, na Sibéria Oriental, uma estátua do líder soviético foi solenemente inaugurada em 8 de Maio.
No mesmo mês, deputados da região de Orel (Centro) enviaram uma carta ao Kremlin, pedindo que fosse restabelecida «a justiça sobre o papel histórico do chefe supremo das forças armadas soviéticas» e que se obstasse à «calúnia e falsificação da História».


Mais artigos de: Europa

Revolta contra a precariedade

Mais de 700 voos anulados, dezenas de milhares de passageiros bloqueados, quase 50 milhões de euros em prejuízos, eis o balanço da greve surpresa que abalou a imagem da British Airways.

Manifestação reprimida

Milhares de bascos manifestaram-se no domingo, em São Sebastião, sob o lema «Agora o povo, agora a paz», enfrentando um forte contingente policial com ordens para reprimir a acção.

Coligação forma governo

Os três maiores partidos da Bulgária constituíram, na segunda-feira, dia 15, uma coligação que será encabeçada por Serguei Stanichev, líder do Partido Socialista (PSB), que venceu as eleições em 25 de Junho.Para além dos socialistas, o acordo inclui o Movimento Nacional por Simeão II (MNS) e o Movimento pelos Direitos e...

Ex-governante condenado a prisão

O ex-secretário de Estado da Defesa alemão, Holger Pfahls, foi condenado, na sexta-feira, dia 12, por um tribunal alemão a dois anos e três meses de prisão por crime de evasão fiscal e envolvimento na venda ilegal de armas.Pfahls, que está em prisão preventiva há mais de um ano, poderá ser libertado já em Setembro ao...

O país continua a arder...

No decurso de um Verão escaldante, seco e incendiário, e perante mais uma vaga de incêndios em Portugal, os deputados do PCP ao Parlamento Europeu (PE) tomaram a iniciativa de enviar uma carta a Josep Borrel sobre a matéria. Nessa missiva, é solicitado ao Presidente do PE que desenvolva todos os esforços para que possam...