Bulgária

Coligação forma governo

Os três maiores partidos da Bulgária constituíram, na segunda-feira, dia 15, uma coligação que será encabeçada por Serguei Stanichev, líder do Partido Socialista (PSB), que venceu as eleições em 25 de Junho.
Para além dos socialistas, o acordo inclui o Movimento Nacional por Simeão II (MNS) e o Movimento pelos Direitos e Liberdades (MDL) que representa a minoria turca, garantindo 169 dos 240 deputados do parlamento.
O governo de coligação teve luz verde do presidente Georgi Parvanov e foi votado, na terça-feira, no Parlamento. Em 27 de Julho, os deputados tinham chumbado o governo de Stanichev, após o fracasso das negociações com o partido de Simeão, que desejava um lugar preponderante no governo.
O texto agora assinado atribui oito pastas ministeriais ao PSB, cinco ao MNS, entre as quais a dos Negócios Estrangeiros, a da Defesa e a da Justiça, e três ao MDL.
O novo primeiro-ministro da Bulgária, Serguei Stanichev, de 39 anos, nasceu na Ucrânia, filho de mãe russa. O seu pai lutou ao lado de Todor Jivkov, líder da resistência búlgara, que combateu o pai de Simeão II, o czar Boris III, aliado da Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.


Mais artigos de: Europa

Revolta contra a precariedade

Mais de 700 voos anulados, dezenas de milhares de passageiros bloqueados, quase 50 milhões de euros em prejuízos, eis o balanço da greve surpresa que abalou a imagem da British Airways.

Manifestação reprimida

Milhares de bascos manifestaram-se no domingo, em São Sebastião, sob o lema «Agora o povo, agora a paz», enfrentando um forte contingente policial com ordens para reprimir a acção.

Ex-governante condenado a prisão

O ex-secretário de Estado da Defesa alemão, Holger Pfahls, foi condenado, na sexta-feira, dia 12, por um tribunal alemão a dois anos e três meses de prisão por crime de evasão fiscal e envolvimento na venda ilegal de armas.Pfahls, que está em prisão preventiva há mais de um ano, poderá ser libertado já em Setembro ao...

Estátuas de Stáline regressam à Sibéria

A Assembleia Municipal da cidade de Jeleznogorsk (região de Krasnoiarsk, Sibéria) decidiu, na segunda-feira, dia 15, «satisfazer parcialmente o pedido de antigos combatentes, de comunistas e de ultranacionalistas», instalando um monumento a Stáline num museu da cidade e não num parque como exigiam os veteranos.Segundo a...

O país continua a arder...

No decurso de um Verão escaldante, seco e incendiário, e perante mais uma vaga de incêndios em Portugal, os deputados do PCP ao Parlamento Europeu (PE) tomaram a iniciativa de enviar uma carta a Josep Borrel sobre a matéria. Nessa missiva, é solicitado ao Presidente do PE que desenvolva todos os esforços para que possam...