Britânicos culpam Blair

Dois terços dos britânicos consideram que o primeiro-ministro, Tony Blair, tem uma quota parte de responsabilidade nos atentados do passado dia 7, em Londres.
De acordo com uma sondagem publicada, na terça-feira, pelo diário «The Guardian», 33 por cento dos inquiridos imputam uma «forte responsabilidade» ao governante, 31 por cento pensam este tem uma «responsabilidade reduzida », enquanto apenas 28 por cento acreditam que o líder trabalhista não pode ser responsabilizado e que o apoio dado pelo governo de Sua Majestade à invasão do Iraque não está relacionado com o sucedido.
O inquérito coincidiu com a divulgação de um relatório da Chatham House, antes conhecida como Instituto Real de Assuntos Internacionais, que afirma de forma inequívoca que «o Reino Unido está exposto a um maior risco por ser o mais aliado mais próximo dos Estados Unidos».
Esta análise de especialistas em terrorismo, que encontra eco na generalidade da opinião pública, contrasta com a posição oficial do governo que insiste em negar qualquer relação entre a ocupação do Iraque e os atentados, declarando que estes foram produzidos por um grupo de fanáticos que perfilham a «ideologia do mal».


Mais artigos de: Europa

Salvar o açúcar

Cerca de oito mil produtores de beterraba de 20 países europeus, entre os quais de Portugal, manifestaram-se na segunda-feira em Bruxelas contra ao projecto de reforma do açúcar proposto pela Comissão Europeia.

PDS constitui frente eleitoral

Uma maioria de 74,6 por cento dos delegados presentes no congresso extraordinário do Partido do Socialismo Democrático, reunido no domingo, 17, em Berlim, votou a favor da adopção do nome «Linkspartei» (Partido de Esquerda), designação sob a qual esta formação irá concorrer às próximas eleições legislativas antecipadas...

Magistrados em greve

Os magistrados italianos aderiram maciçamente à quarta greve, no espaço de três anos, contra a reforma da justiça que afirmam ameaçar a independência dos tribunais.

Inflação sobe produção recua

A produção industrial da zona euro baixou 0,3 por cento em Maio face ao mês anterior e recuou 0,2 por cento na União Europeia no seu conjunto, segundo um estudo do Eurostat, divulgado na segunda-feira.Na evolução anual, face a Maio de 2004, a produção industrial subiu 0,1 por cento em ambas as zonas.Em Maio, para os...

Breve balanço

Um breve balanço deste primeiro dos cinco anos do actual mandato dos deputados, eleitos em 13 de Junho de 2004, para o Parlamento Europeu, permite retirar cinco conclusões fundamentais:1ª - Maior predomínio das posições conservadoras e de direita neste Parlamento Europeu com 732 deputados, representando os 25 Estados que...