Sindicatos entregaram 1336 pareceres na AR

Na sexta-feira, três dezenas de activistas sindicais do distrito de Lisboa deixaram na Comissão de Trabalho da Assembleia da República de 1336 pareceres de apoio aos Projectos de Lei 2/X, 3/X e 23/X, apresentados pelo Grupo Parlamentar do PCP e que se encontram em discussão pública.
Após a entrega colectiva dos pareceres, promovida pela União dos Sindicatos de Lisboa, os representantes sindicais foram recebidos pelos deputados Bernardino Soares e Odete Santos, aos quais transmitiram «a apreciação positiva dos projectos de lei», destacando «a importância que tem a sua aprovação para a melhoria das condições de vida de uma vasta camada social», como disse Jorge Antunes.
Este dirigente da USL/CGTP-IN explicou ao Avante! que aqueles projectos de lei «têm um grande alcance social, porque apontam para a actualização intercalar das pensões mínimas prestadas pela Segurança Social e vão contra a caducidade das convenções colectivas, assim como propõem a suspensão do Código do Trabalho, enquanto não se aprovar nova legislação laboral».
Jorge Antunes recordou que a revogação das normas gravosas do Código de Trabalho é uma das reivindicações centrais da jornada de luta nacional que a CGTP-IN vai realizar a 28 de Junho e que, em Lisboa, terá lugar a partir das 15 horas, na Praça do Município.


Mais artigos de: Trabalhadores

A luta agudiza-se

Ontem, em plenário que foi à porta do primeiro-ministro, os sindicatos da Administração Local reafirmaram a mobilização dos trabalhadores para as lutas de 17 e 28 de Junho.

Forte protesto dos não docentes

Mais de três mil trabalhadores das escolas e jardins de infância da rede pública manifestaram-se em Lisboa, na sexta-feira, frente ao Ministério da Educação, para exigirem a integração de 12 mil funcionários nos quadros de afectação.

Pescadores querem trabalho e pão

«Sem pesca não há pão», gritaram mais de 500 pescadores e populares pelas ruas de Sesimbra, indignados com a intenção do Governo de destruir a pesca artesanal.

Enfermeiros em greve a 29

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses convocou uma dia de greve nacional, a 29 de Junho, para protestar contra as medidas anunciadas pelo Governo contra os trabalhadores da Administração Pública. Em especial, o Conselho Nacional do SEP/CGTP-IN insurge-se contra a alteração das condições de aposentação dos profissionais...

Um novo rumo para a <em>Galp Energia</em>

As organizações representativas dos trabalhadores da Petrogal/Galp Energia aprovaram, no encontro nacional de dia 2, um quadro de acções e reivindicações que pretendem dar um novo rumo à empresa, através de acções de controlo e de auditoria que garantam uma gestão responsável, particularmente nas áreas da refinação e dos...