«Marasmo» em Gondomar

A CDU de Gondomar denunciou, sexta-feira, o «falhanço» da actual maioria PSD na autarquia local, considerando que o relatório de Gestão e as Contas de 2004 confirmam o «marasmo» da actividade da Câmara Municipal.
«A exemplo de anos anteriores, constata-se que, em 2004, as receitas arrecadadas ficaram muito aquém das receitas previstas (taxa de execução de 52 por cento)», afirmou Pimenta Dias, vereador e candidato da CDU à Câmara Municipal de Gondomar.
Em conferência de imprensa, o dirigente comunista afirmou que o relatório de Gestão e as Contas do exercício de 2004 da Câmara de Gondomar (presidida por Valentim Loureiro), aprovado quinta-feira em reunião do executivo, «confirmam o falhanço da política do PSD».
«A capacidade de arrecadação de receitas da Câmara de Gondomar tem vindo a diminuir, ano após ano, o que é sintomático da falta de ambição do PSD ao longo do mandato que termina no final do corrente ano», disse, sublinhando que a receita total arrecadada em 2004 é «significativamente inferior à arrecadada em 2001».
A CDU de Gondomar considera que «o desvio de 54 por cento entre as transferências inicialmente previstas e efectivamente arrecadadas demonstra a falta de capacidade dos actuais responsáveis autárquicos para captar financiamentos dos fundos comunitários e da administração central».
«Definitivamente, a influência do major Valentim Loureiro junto dos ex-governos PSD/PP não trouxe qualquer benefício para o nosso concelho e para os gondomarenses, como recentemente foi reconhecido pelo próprio, a propósito do “congelamento” da linha de Gondomar do metro ligeiro do Porto», disse.
Segundo Pimenta Dias, «das 354 obras constantes das Grandes Opções do Plano apenas 45 por cento tiveram alguma execução física ou financeira». «A retórica e o verbalismo dos principais responsáveis autárquicos sobre o desenvolvimento de Gondomar não têm correspondência no seu trabalho e empenhamento para resolver os problemas mais prementes do concelho», considerou o autarca do PCP.
Responsabiliza ainda a gestão de Valentim Loureiro pelo adiamento «ano após ano» de investimentos assumidos em todas as áreas da gestão municipal, «cuja importância para o ansiado desenvolvimento económico de Gondomar é unanimemente reconhecido».
O Pavilhão Multiusos, a requalificação da zona ribeirinha, entre Ribeira de Abade e Marecos, o aproveitamento das potencialidades turísticas do concelho e a criação de zonas industriais, fazem parte do «extenso rol» de projectos adiados.


Mais artigos de: Nacional

Uma cidade com futuro

Os comunistas de Lisboa estão há cerca de um ano a preparar as eleições autárquicas de 2005. Entretanto, a CDU realizou, sábado, em Alcântara, um encontro onde apresentou as suas linhas programáticas.

Legalização da IVG

O PCP de Setúbal iniciou, quinta-feira, junto do tribunal que julga três mulheres acusadas de crime de aborto, a recolha de assinaturas para exigir à Assembleia da República a aprovação da despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez sem recurso a referendo.

CDU visita Santarém

Com o objectivo de avaliar os próximos meses de conclusão do mandato autárquico e preparar as propostas e listas da CDU a submeter ao eleitorado nas eleições de Outubro de 2005, os comunistas de Santarém estão a realizar diversas visitas ao distrito. No passado mês de Março, eleitos da Câmara e Assembleia Municipal,...

Defender os interesses da população de Ourique

Os eleitos e activistas da CDU de Ourique debateram, sábado, na sala de sessões da Junta de Freguesia, a situação política, económica e social do concelho, na perspectiva das próximas eleições autárquicas, previstas para Outubro.Durante Encontro de Eleitos e Activistas da CDU no Concelho de Ourique, foi destacado o...

MDM exige «trégua judiciária» sobre aborto

O Movimento Democrático das Mulheres (MDM) exigiu, no início da semana, uma «trégua judiciária» com a suspensão das normas incriminatórias do aborto. Apelou igualmente a uma concentração de mulheres, amanhã, sexta-feira, junto ao Tribunal de Setúbal, onde decorrerá o julgamento de três mulheres acusadas de prática de...

Projecto de alteração à Lei da Nacionalidade

O Partido Ecologista «Os Verdes» apresentou, esta semana, na Assembleia da República um projecto de alteração à Lei da Nacionalidade para que os filhos dos emigrantes nascidos em Portugal sejam considerados portugueses. Este projecto-lei surge após uma reunião dos ecologistas com a Plataforma de Organização de...

CML tresanda a ilegalidades

Há uns tempos, uma das vereadoras da actual maioria, confrontada com provas das ilegalidades que se preparava para cometer e levar quem na CML votasse com ela a cometer, teve esta tirada única: «Não é ilegal, simplesmente porque nós não cometemos ilegalidades». Assim, mais vírgula, menos vírgula.Este raciocínio mostra...