Maus tratos em escolas francesas

Um relatório sobre o ensino básico francês revela vários casos de maus tratos nas escolas no ano lectivo 2003/2004. O documento, publicado na segunda-feira pelo diário Le Monde, refere oito casos de abusos sexuais e 60 casos de maus tratos de professores sobre alunos.
Palmadas e socos como castigo por falar e insultos e puxões de cabelo para manter a ordem na sala são alguns dos casos mais comuns citados pelo relatório, que refere ainda o caso de uma professora que tapou a boca de uma aluna que estava a vomitar com fita cola.
Para a autora do estudo, Nicole Baldet, estes maus tratos físicos e psíquicos constituem «um reconhecimento da incapacidade ou de uma fraqueza educativa por parte dos autores dos factos descritos e sem dúvida uma formação inicial mal assimilada ou deficiente».
Existem 6,5 milhões de alunos e 338 mil professores em França. Os castigos corporais nas escolas foram banidos em 1887 e, em 1991, uma circular do Ministério da Educação proibiu aos professores «qualquer comportamento, gesto ou palavra que expresse indiferença ou desprezo para um aluno ou sua família ou que seja susceptível de ferir a sensibilidade da criança».


Mais artigos de: Europa

58 por cento abstêm-se em Espanha

A Izquierda Unida considera que os 2,5 milhões de votos contra a Constituição Europeia e os 58 por cento de abstenção registados no referendo constituem um «resultado incontestavelmente crítico».

Milhares contra Bush

A embaixada dos EUA em Bruxelas foi o local escolhidos por cinco mil manifestantes que se reuniram anteontem para protestar contra a política do Governo norte-americano, a propósito da visita de Bush à cidade.

Reino Unido discute nova lei anti-terrorista

O projecto de alteração da lei anti-terrorista do Reino Unido é apresentado esta semana no Parlamento pelo ministro do Interior, Charles Clarke. O Partido Conservador e o Partido Liberal Democrata não apoiam a proposta. Para Michael Howard, líder dos conservadores, trata-se de um projecto «totalmente mal conseguido» e...

Mobilidade de alunos<br>e professores aumenta na UE

O número de estudantes e professores que participaram no programa Erasmus, saindo das suas universidades de origem para outras no estrangeiro, aumentou 9 por cento no ano lectivo 2003/2004 em relação ao ano anterior. Mais de 135 mil alunos e mais 18 mil professores deslocaram-se para outros países, nos 30 países europeus...

Novo Governo, novas políticas?

Após o rescaldo das eleições para a Assembleia da República (AR), importa olhar para o futuro e tentar descortinar o que será este novo Parlamento e novo Governo. Com um resultado confortável, o Partido Socialista (PS), liderado por José Sócrates, irá formar o XVII Governo Constitucional. Muitas questões poderíamos...

Comissão aprova novo plano contra drogas

Comissão aprova novo plano contra drogasA Comissão Europeia aprovou um plano de acção contra a droga até 2008, procurando aproximar as políticas dos Estados-membros e diminuir o número de consumidores. O plano, aprovado na quinta-feira em Bruxelas, aponta como objectivos executar a estratégia anti-droga da União Europeia...