Vidreiros comemoram 18 de Janeiro de 1934

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira está a promover, durante este mês, um conjunto de iniciativas para assinalar mais um aniversário da revolta operária de há 71 anos, na Marinha Grande.
Durante a semana passada, foi mostrado um vídeo sobre o 18 de Janeiro, em escolas primárias. Sábado à noite, no Sport Operário Marinhense, o grupo «Sons de Bairro» apresenta o espectáculo musical «Utopia de Zeca Afonso». No domingo, na «Ordem», tem lugar uma tarde de animação infantil. Segunda-feira, dia 17, realiza-se um jantar-convívio no Parque Municipal de Exposições.
O dia 18 começa com uma salva de morteiros e fogo de artifício, às zero horas. A romagem aos cemitérios de Casal Galego e da Marinha Grande tem lugar a partir das 10 horas. No cemitério da cidade, junto à campa de António Domingues Jubileu, será proferida uma intervenção sindical de homenagem aos revolucionários falecidos. Pelas 11 horas, na Praça do Vidreiro, haverá intervenções sindicais, entre as quais as de um membro do Conselho Nacional da CGTP-IN.
É ainda esperada, de tarde, a ante-estreia de «Duas horas de liberdade», um documentário sobre o 18 de Janeiro na Marinha Grande.
As comemorações encerram dia 21, com um espectáculo de música portuguesa, a partir das 21.30 horas, no Sport Império Marinhense.


Mais artigos de: Trabalhadores

Embuste nos CTT

A Comissão de Trabalhadores e o sindicato denunciaram o acto de «autopromoção e hipocrisia» do Presidente do CA, Horta e Costa, na sua carta alusiva à quadra festiva.

Há professores por colocar

A Fenprof e o Sindicato dos Professores da Região Centro exigem saber os resultados da auditoria e do inquérito ao concurso de colocação de docentes, ainda por conhecer. Numa carta aberta de dia 29, à ministra da pasta e ao País, a federação sindical critica o carácter confidencial do relatório da Inspecção-Geral de...

Por uma política alternativa

Realizou-se, no dia 22, o 7.º Congresso da União dos Sindicatos de Setúbal, naquela cidade. Os delegados ao congresso aprovaram uma resolução «Por uma política alternativa», onde apelam a todos os trabalhadores do distrito para que reforcem a sua unidade e se empenhem pela concretização de objectivos imediatos que...

Propostas claras

A CGTP-IN quer que PSD e PS digam como tencionam aumentar as receitas fiscais e que medidas prevêem para combater a fraude e evasão.

Dinamizar a contratação colectiva

Foi assinado dia 7 um acordo entre confederações patronais e sindicais, representadas na Comissão Permanente da Concertação Social, que aponta como objectivo dinamizar a contratação colectiva. A negociação de muitos contratos colectivos de trabalho permanece bloqueada, sobretudo após a entrada em vigor do Código do...